Quarta (8): a relação entre “Religião, Ciência e Educação” é tema de live, com Maurício Abdalla

A atividade terá início às 17 horas, pelo Youtube e Facebook. 

A live desta quarta-feira será com o professor do Departamento de Filosofia da Ufes, Maurício Abdalla e abordará a ciência e a origem do novo coronavírus como uma discussão necessária. Acessível em LIBRAS.

Para Abdalla, a pandemia da Covid-19 precisa trazer ao debate, além das questões relacionadas à economia, política e sociedade, o papel social da ciência, seu sequestro pela indústria e a submissão de seus conhecimentos aos interesses de mercado. “É preciso apontar as interseções entre religião, ciência e educação, os campos de disputas e como isso gera impacto na relação das pessoas”, destaca.

Para ele, é de suma importância tratar dessa ligação e apontar o papel da educação nessas distintas dimensões sociais. Após sua exposição, o convidado responderá perguntas do público. A transmissão é aberta.

Teletrabalho na Ufes. O último debate realizado pelo sindicato foi “Trabalho Docente na Ufes”. A live contou com participação das professoras Dulcinea Rosemberg (aposentada, Departamento de Biblioteconomia) e Maria Elizabeth Barros de Barros (Departamento de Psicologia Institucional). Outro convidado foi Gaudêncio Frigotto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professor do Departamento de Estudos de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação.

Mobilização da base. Desde o início do isolamento social, em 18 de março, a Adufes vem realizando intensas ações junto à categoria. O sindicato busca cada vez mais aproximar-se da base por meio de publicações diárias no site, redes sociais, boletins eletrônicos, envio de notícias pelo whatsapp, SMS, além da realização de lives e plenárias virtuais.

Para identificar as principais demandas das/os professoras/es, a Adufes está coletando informações por meio de uma enquete online, entre docentes em exercício ou aposentados da Ufes, sindicalizadas/os ou não. Acesse AQUI o questionário online e envie a resposta até 14 de julho. Sua contribuição é fundamental para o fortalecimento da entidade. Participe!

Fonte: Adufes