Vigilância e controle via plataformas digitais educacionais são tema de live nesta quarta, 15

A transmissão será mediada pela secretária geral da Adufes, Junia Zaidan,  a partir das 17h, pelo Youtube e Facebook do sindicato.

O avanço da vigilância sobre a educação pública brasileira,  acentuado durante a pandemia, é o tema do debate, que aborda a capitalização do território digital pelos oligopólios de tecnologia, sobretudo Google e Microsoft. São empresas que firmam contratos com universidades, institutos federais e secretarias de educação, obtendo contrapartidas que se contrapõem ao projeto de educação para a classe trabalhadora e também aos interesses nacionais. A live contará com a participação dos professores Leonardo Ribeiro da Cruz, do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Rafael Bellan, que integra o Departamento de Comunicação Social da Ufes. ACESSÍVEL EM LIBRAS

“O discurso da inovação e contenção de gastos  que se adota ao usar essas plataformas para ensino remoto, emails e nuvens para armazenamento remoto “gratuitos” relaciona-se com o desinvestimento do Estado na universidade”, aponta Junia Zaidan. A diretora acrescenta que fazem parte desse discurso a extinção da separação entre o público e o privado; a perda da privacidade e da autonomia informacional, a autorização para a extração de dados para o mercado (perfil do usuário, etc). “É uma temeridade a contratação  dessas plataformas, daí a importância de um debate qualificado, com pesquisadores que se dedicam a pensar essas questões, sobretudo neste momento em que a Administração Central da Ufes se arvora a implantar o ensino remoto, sem efetiva participação da comunidade”, salienta Zaidan.

Veja a última live – “Religião, Ciência e Educação”.  A live do dia 8/7, com o professor do Departamento de Filosofia da Ufes, Maurício Abdalla abordou as distintas dimensões entre religião, ciência e  educação. Em sua apresentação, o docente salientou a importância de uma educação para a vida que ajude a compreender as intersecções do ser. “Tanto a religião quanto a ciência são formas de conhecimento, de se observarem diversos fenômenos e  não se sobrepõem”, disse, lamentando a retirada das disciplinas de filosofia e sociologia da grade curricular básica do ensino médio, no governo Temer. VEJA  A LIVE AQUI

Lives Adufes. O sindicato vem promovendo lives semanais, com temas relacionados à educação, as condições de trabalho docente bem como de toda classe trabalhadora, ao neoliberalismo, à pandemia do novo coronavírus e os ataques do Governo Federal às universidades públicas. “Desde o início do isolamento social, em março, a Adufes intensificou suas ações junto à categoria. Esta gestão quer ampliar o diálogo com a base e toda sociedade capixaba”, destaca a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão.

Acesse nossos canais Facebook e Youtube 

Fonte: Adufes