Adufes escolhe nova logo. Duas propostas passarão por avaliação da categoria

As sugestões de identidade visual para o sindicato serão apreciadas pelas/os docentes em assembleia virtual dia 27.

A reformulação dos logotipos pretende representar a integração entre sindicalizadas/os em exercício e aposentadas/os, comunidade acadêmica e sociedade espírito-santense. O novo símbolo remete a uma Adufes de 42 anos, atenta às transformações decorrentes do avanço da tecnologia e seu impacto na vida social, cultural, econômica e política.

As duas propostas para a marca separam o símbolo do logotipo em sua versão principal verticalizada, o que facilita a aplicação da identidade em diferentes propostas. Ele representa a interação e interdependência dos elementos pilares, e o próprio fluxo contínuo de informações e pessoas, sugerindo um conjunto não hierarquizado, mas horizontal e imbricado. A cor verde original foi mantida.

A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que formam sua personalidade, conferindo-lhe uma representação simbólica particular. Por meio dela, é possível traduzir os valores da organização, consolidando a imagem institucional.

Histórico. A marca atual foi criada pelo professor aposentado do Centro de Artes (CAr), José Carlos Vilar, na década de 1980. Vilar, já havia proposto como símbolo uma representação gráfica dos três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Nos anos 90, a logo foi revista pela professora Ruth Reis, também do CAr, que reorganizou os elementos da marca.

“A marca tem forte presença na vida das/os docentes e da comunidade acadêmica da Ufes e reflete a participação incansável da Adufes na luta por uma universidade popular, que representa os anseios da classe trabalhadora”, explica Ana Carolina, frisando o respeito à história da Adufes no processo de recomposição. Marcas sofrem com a ação do tempo e tornam-se necessárias adequações às mudanças culturais e tecnológicas. “Por isso, destacamos a importância de uma nova logo”.

Veja as duas imagens que irão para votação na próxima assembleia, dia 27 de agosto.

Fonte: Adufes