Comunicado da Diretoria da Adufes

A diretoria da Associação dos Docentes da Ufes – Seção Sindical do Andes-SN informa que, em 03 de agosto, recebeu das professoras Marlene de Fátima Cararo, Daniela Zanetti e do Professor Nelson Figueiredo suas cartas de desligamento da diretoria.

O compromisso da gestão “Adufes Propositiva e Plural” com sua base foi firmado a partir da concepção de sindicato, expressa em seu programa, que jamais transige em “(1) atuar com independência em relação à Reitoria, a partidos políticos, instituições religiosas e quaisquer outras instituições, entidades e segmentos; (2) recuperar a proximidade com a base, promovendo formação política e construindo coletivamente a mobilização da categoria; (3) responder à altura aos graves desafios políticos da conjuntura em que vivemos, pautando-nos também pelo comprometimento com a transparência administrativa e financeira”.

A Adufes tem trabalhado para representar a categoria à altura de suas exigências e aflições impostas pela pandemia (vídeo Adufes na Pandemia), tendo seu funcionamento documentado tanto na comunicação cotidiana em seus canais, quanto nas publicações administrativas e financeiras, quais sejam, balancetes, atas de assembleia e atas das reuniões da diretoria.

Nas deliberações sobre as ações que competem à diretoria, franqueia-se o debate, voz e voto a cada um dos seus membros, como, por exemplo nas reuniões de 02 e 06/6 em que decidiu encerrar sua participação provisória no GT Ufes Covid-19; e como nas reuniões de 10/6 e 17/7, quando definiu posição em relação ao ensino remoto, subsidiada pelo debate que tem promovido.

Desde o início da pandemia, o diálogo com a base foi viabilizado em 47 reuniões de departamento, colegiados e conselhos – espaços de escuta que o sindicato preza –bem como em onze plenárias, uma reunião aberta pré-Conad, quinze lives, uma assembleia, uma reunião do Conselho de Representantes (CR) e três reuniões de Grupos de Trabalho (GT). A Adufes construiu com o DCE e o Sintufes a campanha “Ufes contra o ensino remoto: ninguém fica para trás”, em articulação com membros da base, que também atuaram na composição da cartilha sobre o ensino remoto. Externamente à Ufes, a atuação da Adufes também decorre do diálogo com a base e tem se dado através de ações de solidariedade, ligadas à Covid19, de acordo com deliberações do CR.  Politicamente, o sindicato tem se articulado com uma pluralidade de entidades, na luta pela classe trabalhadora, em diversos atos, intervenções, participação em conselhos, fóruns e apoio a greves na Grande Vitória.

Essas ações solicitaram a ampliação dos  canais e estratégias de comunicação, que foram efetivados através da criação de espaço para livre manifestação da categoria no site; da reestruturação e impulsionamento das redes,  com expressivo aumento no número e no engajamento de usuárias/os.

O compromisso da gestão com a independência não prescinde da permanente busca do diálogo, o que se demonstra nos sete ofícios dirigidos à Reitoria, cinco dos quais aguardam resposta. O esforço pelo diálogo com a reitoria também se expressou na solicitação feita pela Adufes ao Prof. Paulo Vargas, em reunião no dia 30 de março, de que realize reuniões mensais com a Adufes, o que também aguarda efetivação.

No que se refere à discussão do ensino remoto como “alternativa” durante a pandemia, a diretoria da Adufes  segue reivindicando, há cerca de 45 dias, efetivo debate com a comunidade acadêmica, condição imprescindível para se pensar em alternativas respaldadas pelo corpo da instituição. Registre-se, nesse sentido, que as enquetes feitas pelo GT Ufes Covid-19 apontam que 57% das/os estudantes e 54,26% das/os docentes são desfavoráveis às atividades não presenciais na graduação. A Pesquisa Adufes, cujos dados serão divulgados em breve, indica que 60% de docentes consideram o ensino presencial insubstituível e 77,8% acham que as decisões tomadas pela Administração Central devem ser amplamente debatidas. Portanto, cumpre reclamar da Reitoria a observância aos subsídios que tem de sua base. Assim tem se pautado a Adufes, não sendo circunstancial a avaliação majoritariamente positiva de 59,25% de docentes em relação à diretoria[1], ainda que 18,51% tenham registrado alguma crítica[2] e outros 22,24% feito registros que não dizem respeito à diretoria[3], em questão formulada na Pesquisa Adufes.

A diretoria da Adufes segue  trabalhando, promovendo espaços de discussão, como a “Plenária da Comunidade Acadêmica da Ufes”, agendada para o dia 7 de agosto, às 15h, que é parte da campanha “Ufes contra o ensino remoto: ninguém fica para trás”. A Reitoria está oficialmente convidada a participar.

Ciente da dimensão da decisão formalizada pelas professoras Marlene de Fátima Cararo, Daniela Zanetti e pelo Professor Nelson Figueiredo, a diretoria da Adufes aprecia o encorajamento dado às/aos colegas para “continuarem engajados na defesa da Adufes e de seus espaços de discussão e deliberação” (leia o comunicado dos ex-membros da diretoria aqui).

 

Vitória – ES, 4 de agosto de 2020.
_______________________________________

[1] Exemplos de respostas registradas: Parabenizo a atual gestão pela competência e pelo engajamento; Vocês estão mais próximos e trazendo o debate necessário. Parabéns!; Estou plenamente satisfeita com a atuação dessa nova diretoria da Adufes.

[2] Exemplos de respostas registradas: Gostaria que quem diverge da Direção não fosse tratado como fascista pelos colegas associados; Importante a Adufes atuar mais como associação do que sindicato; Precisamos do nosso sindicato mais presente no CEUNES, em todas as atividades.

[3] Exemplos de respostas registradas: Muito interessante este instrumento; Sem comentários ou sugestão; #ForaBolsonaroEMourão.

 

Diretoria da Adufes

Gestão Adufes Propositiva e Plural (biênio 2019-2021)