Reunião do Pleno do GTPFS aconteceu virtualmente e teve participação de representantes da Adufes.
Em reunião nacional, o GTPFS acumulou debate sobre a eleição do ANDES-SN a ser definida no 9º Conad Extraordinário e discutiu a retomada da realização do curso de formação “Lutas de Classes na América Latina”, deliberado durante o 39º Congresso do ANDES-SN. O encontro foi realizado no dia 18/8 e teve participação de diversos representantes das seções sindicais, incluindo a Adufes. Pelo sindicato, participaram a diretora Junia Zaidan e, pela base, Francisco Mauri de Carvalho, ambos membros do GT. Leia aqui o relatório.
De acordo com a proposta do grupo, o curso será realizado ao longo de três ou quatro semanas, utilizando plataforma que possibilite o debate e não apenas a realização de uma live. . Na reunião, frisaram aspectos a serem considerados em uma nova programação, como discutir as implicações da pandemia para a luta de classes.
Estão entre os assuntos que devem compor o curso a situação de países como Bolívia, Paraguai, Cuba e as incursões do imperialismo na América Latina. A formação deve considerar os desafios da precarização do trabalho docente, Ensino Remoto e da reorganização sindical e da classe trabalhadora. Sinalizaram ainda sobre a importância de refletir as determinações étnico-raciais na estruturação de lutas das/os trabalhadoras/es.
8º CONAD Extraordinário. O Conselho do Andes-SN além de deliberar pela prorrogação do atual mandato da diretoria, definiu que será convocado 9o CONAD Extraordinário, que trate sobre o processo eleitoral. Por isso, a Coordenação do GTPFS discutiu com o pleno sobre como as SSIND estão pensando sobre o processo eleitoral para dar subsídios ao debate preparatório para o evento a ser convocado até setembro.
GTPFS local. Antecedendo o encontro nacional do GTPFS, foi realizada no dia 14/8 uma reunião local. Na oportunidade, foram escolhidos os representantes da Adufes que participariam da reunião do GT, realizada em 18. O grupo debateu os encaminhamentos a serem construídos para deliberação do 9º Conad Extraordinário.
Propuseram a ampliação da discussão e articulação para a luta contra o ensino e trabalho remoto, orçamento, reforma administrativa (conjuntura), comunicação e regimento eleitoral do Andes-SN (como será a eleição, forma, método).
O GTPFS local prevê a realização de mesas, debates a partir dos desdobramentos da reunião do pleno em 18 de agosto e da assembleia da Adufes, a ser realizada no próximo dia 27.
Estiveram presentes no encontro virtual a diretora da Adufes Junia Zaidan, as/os professoras/es Ricardo Behr, Francisco Mauri de Carvalho, José Antônio da Rocha, Lívia Godoi e Rafael Bellan. Leia aqui relatório
Fonte: Adufes