ANDES-SN convoca 9º Conad Extraordinário e orienta realização de rodada de Assembleias

Atendendo ao chamado do Sindicato Nacional, a Adufes realizará Assembleia Geral (AG) no próximo dia 18, às 15 horas. Em breve será divulgado o link.

O tema desta 9ª edição extraordinária do Conselho do ANDES-SN (Conad) é “A vida acima dos lucros: Em defesa das instituições de ensino, dos serviços públicos e da autonomia sindical!”. A atividade nacional ocorrerá entre os dias 28 e 30 de setembro. Esse é o segundo Conad realizado em caráter excepcional neste ano.

No final de julho, o 8º Conad Extraordinário deliberou pela prorrogação do mandato da atual diretoria Nacional (biênio 2018-2020), pelo prazo de até 90 dias, prorrogáveis por mais até 90 dias e pela realização de um segundo Conad (setembro). Neste encontro, a categoria vai deliberar sobre o novo regimento e calendário eleitorais.

Durante a realização do 9º Conad Extraordinário, a Comissão Eleitoral Central do Andes-SN (CEC) vai apresentar proposta de data para as eleições. Sobre o formato do processo de votação, os representantes das chapas já apresentaram suas posições acerca das possibilidades, considerando o contexto de pandemia.

Ampliar o debate. Para que o assunto seja debatido de forma democrática, o ANDES-SN orienta que a pauta seja discutida pela base por meio de assembleias locais, antecedendo o CONAD Extaordinário. A discussão sobre o processo eleitoral e sua forma organizativa (presencial, remoto, híbrido ou outras formas possíveis) para as eleições da nova diretoria do Sindicato Nacional Biênio 2020/2022 deve ser o tema central das AGs. As sugestões das Seções Sindicais subsidiarão a tomada de decisão durante o Conad.

Temáticas. O 9º Conad Extraordinário terá três plenárias temáticas: Movimento Docente e Conjuntura, Plano de Lutas dos Setores e Questões organizativas e financeiras. Nessa última, será abordado o processo eleitoral do Sindicato Nacional.

Fonte: Adufes