A Diretoria da Associação dos docentes da UFES (Adufes), Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional das Instituições de Ensino Superior, manifesta total apoio à greve nacional dos Correios, iniciada no dia 17 de agosto, com forte adesão de mais de 70% da categoria, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT).
A categoria paralisou suas atividades pela manutenção do acordo coletivo vigente até 2021, pela retirada dos Correios da lista de empresas a serem privatizadas e pelo direito a EPIs contra a Covid-19.
A greve tem o apoio de inúmeros setores da sociedade brasileira que também repudiam a política do Governo Federal pautada na retirada de direitos, descaso com a vida durante a maior crise sanitária de nossa história e priorizaçãodos interesses das empresas privadas às custas da população brasileira.
Solidarizamo-nos com as trabalhadoras e trabalhadores, que, a despeito da tentativa da mídia comercial de noticiar falsamente que se trata de um movimento inexpressivo, mantêm-se firmes pelo bloqueio ao processo de privatização que traz em sua esteira outras empresas estatais e também o desmonte do serviço público em seu conjunto.
Os Correios são patrimônio do Estado e do povo brasileiro e, portanto, aqueles que construíram sua história com a força de seus braços e passos em cada canto deste país, jamais podem ser tratados com o descaso que o atual governo lhes dirige.
Vitória, 9 de setembro de 2020.
Diretoria da Associação dos Docentes da UFES (Adufes Seção Sindical do ANDES-Sindicato Nacional das Instituições de Ensino Superior)
Gestão 2019-2021 Adufes Propositiva e Plural
*Imagem: FENTECT