Plenária do Fórum de luta pelos Direitos e Liberdades Democráticas reforça dia nacional de luta, em 30/9

Realizada de forma virtual no dia 5 de setembro, a atividade contou com cerca de 200 participantes de entidades, movimentos e coletivos.

O Fórum Sindical, Popular e de Juventudes de luta pelos Direitos e Liberdades Democráticas (FSPJ)  realizou uma plenária temática sobre Educação. O encontro teve por objetivo debater o ensino remoto, organizar a luta contra a volta às aulas presenciais e também organizar a Conferência preparatória para o Congresso Mundial da Educação, que será realizado entre os dias 25 e 27 de setembro. Participou da atividade, pela a Adufes, a vice-presidenta da entidade, Aline de Menezes Bregonci.

A Plenária foi realizada juntamente com a Conferência Preparatória para o Congresso Internacional da Educação. A abertura foi feita pelo presidente do ANDES-SN, Antonio Gonçalves, que apontou os desafios da conjuntura. Ele reafirmou o compromisso do Sindicato Nacional na defesa da democracia, das instituições públicas de ensino e do trabalho docente. O encontro contou com convidados do Panamá, México e Equador, além de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Federação Nacional de Docentes do Ensino Secundário do Uruguai.

Durante a atividade, companheiros e companheiras que estão à frente do fórum puderam destacar a necessidade de realizar uma campanha de acompanhamento das Atividades de Ensino Não Presenciais e do trabalho remoto das/os servidoras/es docentes e as/os técnicas/os-administrativas/os em educação, na luta para que nenhum/a estudante seja deixada/o para trás.

Foram destacados diversos ataques à classe trabalhadora, como a destruição das políticas sociais, das empresas públicas, do serviço público e dos direitos dos servidores, com a reforma administrativa e o projeto de lei Future-se, que cria um fundo de natureza privada para financiar as universidades, institutos federais e Cefet de todo o país. Além do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa), enviado ao Congresso Nacional pelo governo Bolsonaro, que prevê cortes nas áreas sociais.

Mês de luta. O grupo reforçou o Dia Nacional de Lutas e a campanha unificada em defesa do funcionalismo e dos serviços públicos, com aprovação da mobilização da categoria para o Dia Nacional da Educação e em Defesa da Vida, em 30 de setembro. Essa mobilização já vem sendo encabeçada pelo FONASEFE contra a reforma administrativa, construindo as plenárias estaduais das três esferas dos/as servidores/as.

As articulações do FSPJ indicadas pela direção do ANDES-SN têm sido feitas pela Adufes, no âmbito do Fórum Capixaba em Defesa da Vida das Trabalhadoras e dos Trabalhadores (FCDVT), que se formou em abril, com a participação de cerca de 50 entidades, movimentos, coletivos, fóruns, realizando ações de enfrentamento à superexploração das/os trabalhadoras/es no contexto da pandemia. O FCDVT tem articulado a mobilização contra a reforma administrativa, a partir dos encaminhamentos do Fonasefe, junto de representantes do setor público e de empresas públicas, com Plenária pública agendada para o dia 14 de setembro, às 19horas, a fim de fortalecer o dia nacional de luta.

Carta da Plenária Nacional dos/as Trabalhadores/as em Educação. A carta política apontou 10 pontos indispensáveis para a organização das ações de lutas, para o próximo período, contra a precarização da educação via ensino remoto. Leia aqui a carta.

Fonte: Adufes