Servidores públicos definem mobilização com dia nacional de lutas na segunda quinzena de setembro

O seminário foi realizado de 12 a 14 de agosto e contou com 180 participantes. A atividade, definiu o Dia Nacional de Lutas e a campanha unificada em defesa do funcionalismo e dos serviços públicos.

No encontro, também se aprovou um calendário de mobilização para os próximos meses contra a reforma administrativa, e estratégias de mobilização unificadas para os servidores públicos federais, estaduais e municipais. Outro encaminhamento, foi a reorganização dos fóruns nos estados. Leia relatório

A Adufes esteve representada no evento pelo diretor Edson Cardoso, que avaliou de forma positiva a atividade, da qual participaram várias centrais sindicais. “Os servidores têm a tarefa de organizar fóruns locais para fortalecer a luta e denunciar os perigos da reforma administrativa, que visa acabar com os direitos conquistados pelos servidores públicos nas três esferas e precarizar os serviços essenciais prestados à população”, destacou.

Junia Zaidan, diretora da Adufes, lembrou que, no ES, as articulações indicadas pelo Fonasefe e pelo ANDES-SN têm sido feitas através do Fórum Capixaba em Defesa da Vida dos Trabalhadores (FCDVT), criado em abril, que realiza ações de enfrentamento à superexploração das/os trabalhadoras/es. “A unidade de ação de mais de 50 entidades, movimentos, coletivos, fóruns ligados à luta da classe trabalhadora é fundamental neste momento em que a pandemia deixa ainda mais explícita a relação espúria entre o Estado e o grande empresariado, seja na esfera municipal, estadual ou federal”, ressaltou.

De acordo com Junia, a Adufes está participando de um GT com integrantes do FCDVT, que atuam no serviço público e trabalham neste momento para ampliar essa articulação, conforme estabelecido pelo Fonasefe, a fim de propor ações de mobilização, neste mês de setembro, no estado.

Atividades de luta. Os servidores apontaram também a necessidade de uma greve sanitária para barrar o retorno às atividades presenciais enquanto não houver garantias efetivas de segurança para as trabalhadoras e trabalhadores.

Reunião do Fonasefe. Em reunião virtual no último dia 18, o ANDES-SN junto com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) informou que está organizando campanha virtual contra a transposição do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial, que acaba por representar uma desestruturação do projeto de educação superior.

Durante a atividade, foram indicadas duas datas para a realização do Dia Nacional de Lutas: 22 ou 30 de setembro, que será deliberado em nova reunião do Fórum. Leia relatório

Fonte: Adufes