Adufes participa de ato contra a Reforma Administrativa no Dia do Servidor

Entrega de Carta Aberta do Movimento em Defesa de Direitos e por Serviços Públicos de Qualidade a parlamentares capixabas marca o dia 28 de outubro no ES.

Como parte do Dia Nacional de Luta pelo serviço público e pela população,  o Movimento em Defesa dos Direitos e pelo Serviço Público de Qualidade, do qual a Adufes faz parte,  realizou ato simbólico de entrega de uma Carta Aberta aos parlamentares, contra o desmonte do serviço público previsto na PEC 32/2020 (Reforma Administrativa). Acesse aqui a Carta.

O Senador Fabiano Contarato recebeu membros do Movimento, que lhe entregaram o documento assinado por cerca de 40  entidades, incluindo 4 centrais sindicais, dezenas de sindicatos, coletivos e fóruns. “Pode ter certeza de que, no Senado Federal, o servidor público terá vez e voz. Podem contar comigo incondicionalmente”, comprometeu-se o Senador.

A Reforma Administrativa tramita no Congresso e tem sido a pauta de mobilização das organizações  das/dos trabalhadoras/es por todo o país. Sara Hoppe Schröder, membro do Comando Estadual de Mobilização-ES do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) participou do ato. “Se a Reforma Administrativa tivesse o objetivo real de beneficiar a população, não toleraria o apadrinhamento e a ocupação de cargos públicos por interesses privados. Se tivesse o objetivo de “acabar com privilégios” não pouparia justamente as carreiras que têm ganhos acima do teto. Não à PEC32!”, afirmou Sara. Para a auditora, o serviço à população é a forma como  o papel do Estado se materializa na sociedade em conformidade com os princípios constitucionais. “É mandatória a nossa busca incessante pela soberania nacional e pela salvaguarda do que nos é mais valioso – o povo brasileiro”, conclui.

A entrega da Carta Aberta tem o objetivo de abrir diálogo com o conjunto dos parlamentares capixabas, que estão recebendo o documento através de seus canais oficiais. Além desta iniciativa, o Movimento em Defesa dos Direitos e pelo Serviço Público de Qualidade realizou, desde agosto, reuniões de planejamento, plenária pública e ato presencial no dia 30 de setembro. 

O Brasil é um dos países com menor índice de servidores públicos por habitante, lembra Eduardo Lacerda, diretor e coordenador de articulação do Sindicato dos Petroleiroa do ES, que também esteve presente ao ato com o Senador Contarato. “A entrega dessa carta tem uma representatividade muito grande pois demonstra a insatisfaçao dos servidores com essa proposta. Hoje vemos delegacias, hospitais lotados, escolas com estudantes na fila por vagas, professores mal remunerados”, denuncia o petroleiro. Para Eduardo, o que está faltando ao serviço público não é essa reforma, que retira o pouco que os servidores já possuem, mas o contrário, investimento e valorização. 

Junia Zaidan, que atua no movimento como membro da diretoria da Adufes e fez a fala em nome do coletivo, ressalta a importância de se fortalecer a articulação. “Temos um caminho árduo diante de nós e é fundamental a luta unificada das entidades e trabalhadores municipais, estaduais e federais”, alerta Junia.

Confira aqui os atos do dia Nacional de Luta em todo o país.

Divulgue este vídeo e a Carta Aberta!

Fonte: Adufes