Andes-SN divulga carta do 9º Conad Extraordinário

O evento nacional contou com a participação de cerca de 70 delegadas/os, mais de 120 observadoras/es de 70 Seções Sindicais.

Durante o encontro, ocorrido no entre os dias 28 a 30 de setembro, as/os docentes debateram os desafios do movimento nacional na luta em defesa da educação pública e gratuita e dos serviços públicos. Na ocasião, a plenária do CONAD definiu que o processo eleitoral do Andes-SN ocorra de forma telepresencial, em novembro. Leia aqui a carta do 9º Conad Extraordinário.

O evento foi encerrado no dia nacional de lutas (30/9), em que trabalhadoras e trabalhadores de todo o país, por meio de seus fóruns unitários nos estados, atuaram para demonstrar sua disposição de combater a Reforma Administrativa (PEC 32/2020). De acordo com a carta, a contrarreforma é um verdadeiro “Future-se” para o conjunto dos serviços públicos, ao contrário do que o capital e seus agentes afirmam.

“Não serve para combater privilégios, mas sim para reforçar as desigualdades sociais, pois desmontará os serviços públicos por meio da retirada de direitos históricos de servidoras e servidores públicas e públicos que atuam no atendimento direto à população em serviços de saúde, assistência social e, obviamente, na educação”, salienta trecho do documento.

Eleições do Andes-SN. A nova diretoria do Sindicato Nacional será escolhida em novembro deste ano, quando o sindicato deve realizar, antes das eleições municipais, um processo eleitoral no formato telepresencial.

Delegação da Adufes avalia 9º Conad. Assim como ocorreu no 8º Conad Extraordinário, a diretoria da Adufes convidou a delegação do sindicato a manifestar opinião sobre o encontro e agradece, uma vez mais, o retorno das manifestações dos professores e as divulga para que a categoria conheça as impressões dos participantes dessa segunda edição.

Participaram do evento pela Adufes o professor Luiz Alexandre Oxley da Rocha (CEFD), como delegado, Edson Cardoso (aposentado-CT) e Raphael Góes Furtado (Ceunes), ambos observadores.

Leia abaixo as manifestações dos docentes 

Luiz Alexandre Oxley da Rocha (CEFD)

3 pontos mais relevantes, defendemos: encurtar o CONAD dia 30/10; uma pauta de reivindicações concreta ao ensino remoto; eleição desburocratizada. Resultado: a burocracia se tornou mais importante do que a luta; sem pauta, só denúncias; eleição telepresencial. O ANDES-SN precisa mudar, já!  
Leia texto na íntegra aqui

 

Edson Cardoso (aposentado-CT)

Foram três dias de intensos debates, mas a questão mais relevante foi o ensino remoto. A formulação de uma pauta local foi rechaçada por entender que seria uma regulamentação deste ensino precarizado.
Leia texto na íntegra aqui

 

Raphael Góes Furtado (Ceunes)

O risco da “proifesazação” do Andes é real e foi completamente desconsiderado pela maioria dos delegados. E lá vamos nós, para uma eleição virtual, com debate empobrecido…
Leia texto na íntegra aqui

 

Fonte: Adufes