Eleição do ANDES-SN fortalece a luta contra os ataques ao serviço público

A eleição para a diretoria do Sindicato Nacional (biênio 2020-2022) acontecerá na modalidade remota, de 3 a 6/11. Concorrem ao pleito a chapa 1 “Unidade para Lutar” e a chapa 2 “Renova Andes.
Acesse aqui os materiais de divulgação das chapas

Um dos mais influentes e combativos sindicatos do país está em  período eleitoral. Neste momento, em que o funcionalismo enfrenta duros ataques, como a contrarreforma administrativa (PEC 32/2020), a união das/os professoras/es é fundamental. O Andes-SN congrega mais de 70 mil filiados numa base de 300 mil docentes de mais de 100 instituições de ensino superior. Participar do pleito é contribuir para que o Sindicato que representa nacionalmente a categoria docente possa se organizar cada vez mais para lutar contra o desmonte dos direitos sociais, trabalhistas, da educação, do serviço público, entre outros ataques.

Cerca de 1700 sindicalizados à Adufes, seja em exercício ou aposentadas/os, deverão ir às urnas virtuais, a partir da próxima quarta-feira (3/11), primeiro dia de votação. As datas e o método de votação do pleito foram decididos durante o 9º CONAD Extraordinário(RELATÓRIO FINAL).  A presidenta da Comissão Eleitoral Local (CEL), Junia Zaidan, faz um chamado à categoria. “Precisamos votar e legitimar a nova direção do Sindicato Nacional que irá conduzir as lutas em um cenário de intensos ataques, em especial à educação e ao serviço público”. 

A universidade, lembra Junia, é historicamente um espaço de resistência e a intenção do governo é aniquilar qualquer possibilidade de reação de setores que se coloquem contra o processo de desmonte, sobretudo da educação pública, gratuita e socialmente referenciada. “O momento é preocupante e redobra nossa responsabilidade em garantir que nosso sindicato continue cada vez mais forte, combativo e independente para fazer todos os enfrentamentos”, reforça Edson Cardoso, diretor da Adufes e membro da CEL.

Assim como ocorreu no processo de aprovação das reformas da previdência e trabalhista, o governo Bolsonaro alardeia que a PEC 32/2020 irá acabar com “privilégios” e “regalias” de servidores e servidoras, que as medidas são necessárias para conter gastos e tornar a máquina pública mais enxuta e eficiente, discurso também reforçado pela mídia comercial. Na verdade, a reforma administrativa de Bolsonaro/Guedes distorce a própria natureza do Estado brasileiro, foca na privatização e na precarização dos serviços destinados à população. “Ao invés de acabar com as isenções e desonerações fiscais que beneficiam grandes empresas, taxar as grandes fortunas e desmantelar o escandaloso sistema da dívida pública, que transfere recursos do povo ao sistema financeiro, o governo desampara ainda mais a população”, ressalta a secretária-geral da Adufes, Junia Zaidan, presidente da Comissão Eleitoral Local (CEL).

Debate eleitoral. Nesta quarta, em que se comemora o Dia do Servidor, haverá live com representantes das chapas para a direção do Sindicato Nacional e a discussão sobre a reforma administrativa deverá ser pautada na  transmissão ao vivo. Também neste 28 de outubro, estão programados atos de ruas em defesa de mais e melhores serviços públicos.

Como participar da eleição virtual Desta vez, a eleição do Andes-SN acontecerá na modalidade digital, por meio de plataforma telepresencial (totalmente remota), que será disponibilizada pela Comissão Eleitoral Central (CEC), no site do Sindicato Nacional .  “Divulgaremos o passo-a-passo nos próximos dias, mas já adiantamos que será necessário apresentar documento com foto aos mesários da sala virtual, exatamente como fazemos quando votamos presencialmente.” explica Junia Zaidan.

Para acessar a mesa virtual, votantes devem acessar a página das eleições do Andes-SN e digitar o CPF no campo solicitado. Através da câmera e do microfone do seu equipamento (computador, celular ou notebook) e documento de identificação, será feita a verificação dos dados e, em seguida, enviado o link para votação por e-mail.  Também será possível receber o link por mensagem de texto via celular.

Saiba Mais:

Eleições Andes-SN: mesas virtuais serão usadas no pleito para a escolha da nova diretoria do Sindicato Nacional

Eleições Andes-SN 2020/2020: Saiba como será o processo de votação

Orientações/eleições Andes-SN

Regimento Eleitoral

As salas virtuais de votação funcionarão das 9 horas às 21 horas, nos quatro dias da eleição.

Fonte: Adufes