Eleições Andes-SN: mesas virtuais serão usadas no pleito para a escolha da nova diretoria do Sindicato Nacional

Docentes de mais de 100 Seções Sindicais, incluindo a Adufes, irão escolher os dirigentes do Sindicato entre os dias 3 e 6 de novembro.

Acessando mesas virtuais, a/o sindicaliza/o se apresentará, via câmera, em uma sala eleitoral virtual preparada pela Comissão Eleitoral Central (CEC). Segundo a CEC, a plataforma contratada para o processo eleitoral possibilita que as professoras e os professores votem com segurança, sigilo e auditabilidade.  Ao todo, estão aptas/os para a votação cerca de 68 mil docentes em todo o país. Em breve, a CEC divulgará um passo a passo sobre como acessar o ambiente online.

Votação. Como acontece nas eleições presenciais, ao entrar na sala virtual, a/o docente apresenta documento com foto para que a mesa confirme seus dados na lista fornecida pela Seção Sindical. Na sequência, receberá um link para votação por email ou por mensagem de texto para o celular cadastrado.  A votação será realizada em cédula eleitoral online única.

A eleitora e o eleitor vão acessar a cédula eleitoral online, clicando no link para votar, e terão 10 minutos para confirmar seu voto. Caso não consigam, poderão acessar novamente o sistema e receber novo link. Ao final, a/o sindicalizada/o receberá um comprovante de que votou.

Na condução da Comissão Eleitoral Local (CEL) da Adufes, a professora Junia Zaidan alerta sobre a atualização dos dados cadastrais. “Numa eleição totalmente virtual e com prazos muito apertados, estamos empenhados em garantir o comparecimento às urnas”, afirma. Para isso, é fundamental que as informações e instruções sobre a votação cheguem às/aos associadas/os, o que demanda atualização cadastral.

Caso desejem atualizar informações como número de telefone e e-mail, as/os docentes devem enviar mensagem para janice@secretaria.org.br

Normas Eleitorais. O Regimento Eleitoral foi atualizado durante o 9º Conad Extraordinário, realizado no final de setembro. Na ocasião, as normas foram adequadas ao modelo de votação, que foi denominado telepresencial (ou seja, estabelece que o comparecimento à urna é indispensável, ainda que remoto). Leia aqui o Regimento Eleitoral 2020

Apuração. A computação dos votos será feita pela Comissão Eleitoral Central (CEC) e irá começar às 22 horas (horário de Brasília) do dia 6 de novembro, estendendo-se, sem interrupção, até a proclamação do resultado final, previsto para ser promulgado em 10/11.

Chapas. Duas chapas concorrem à diretoria do ANDES-SN. A Chapa 1 – Unidade para Lutar: em defesa da educação tem como candidata a presidenta a professora Rivânia Lucia Moura de Assis (UERN). A Chapa 2 – Renova ANDES tem como candidata a professora Celi Nelza Zülke Taffarel (UFBA).

Novas informações sobre o modo de votação e as eleições do ANDES-SN, serão divulgadas nos próximos dias.

Clique aqui e leia o material das duas chapas

Clique aqui para acessar o portal do ANDES-SN

Fonte: Adufes