Nesta quinta (8): live com representantes de movimentos de luta pela educação e pesquisadoras da área discutem o retorno às aulas na educação básica

Transmissão ao vivo, com a participação de Rosalba Coutinho, Ana Paula Rocha e Gilda Cardoso às 17 horas, pelo Youtube e Facebook da Adufes.

Movimentos ligados à educação pública vêm denunciando desde julho as investidas do governo pelo retorno presencial das aulas. O governador Renato Casagrande (PSB) e o secretário de educação, Vitor de Ângelo, ignoram os casos confirmados de Covid-19 no ES, que já ultrapassam 135 mil e 3.594 óbitos (dados até essa segunda, 5)  e forçam o retorno das aulas neste mês.

A live “Educação básica do ES: tudo pronto para retornar às aulas?” irá discutir a problemática e evidenciar os riscos a que está submetida a população com o retorno das atividades escolares presenciais. A transmissão terá mediação da presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão e contará com a participação das professoras Rosalba Coutinho, Ana Paula Rocha e Gilda Cardoso, do Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santos (Lagebes/Ufes). 

Hoje, 79% das/os brasileiras/os acreditam que a reabertura das escolas vai agravar a pandemia, segundo pesquisa DataFolha. Em Manaus (AM), em apenas 15 dias de aulas presenciais, quase 400 professores do ensino médio da rede pública testaram positivo para o novo coronavírus.

Requerimento ao Governo do ES. Partindo dos princípios constitucionais da gestão democrática e transparência na administração pública, a Adufes, o Lagebes e as entidades que compõem a Frente Popular em Defesa do Direito à Educação fizeram requerimento referente às ações desenvolvidas na Educação em todo o estado Espírito Santo decorrente da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). “Nossa intenção é exigir informações detalhadas sobre os repasses financeiros, empresas contratadas para as obras das escolas, os protocolos anunciados e seus critérios balizadores, entre outros. São 25 itens que compõem o pedido”, disse Ana Carolina Galvão, presidenta da Adufes.

Leia mais: Entidades pedem transparência quanto ao retorno das aulas presenciais no Espírito Santo

Fonte: Adufes