Diretoria da Adufes repudia o assassinato de João Alberto Silveira Freitas em Porto Alegre (RS)

A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes) – Seção Sindical do Andes-SN, vem a público protestar veementemente contra o assassinato de João Alberto, conhecido como Beto, homem negro de 40 anos, pelos seguranças do supermercado Carrefour.  O crime foi cometido poucas horas antes do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, na capital do Rio Grande do Sul.

O assassinato foi filmado e as cenas circulam nas redes sociais e na imprensa. Os seguranças responsáveis pela ação estão presos, um deles é policial e foi levado para um presídio militar. O outro, funcionário de uma empresa de segurança contratada pelo Carrefour, detido pela Polícia Civil.

As imagens mostram João, levando socos e chutes de dois homens e uma mulher que acompanhava o espancamento filmando o ocorrido. Em seguida, outras pessoas aparecem em volta do homem, enquanto os dois agressores covardemente o imobilizam. De acordo com informações da Brigada Militar, o espancamento começou após um desentendimento entre a vítima e uma funcionária. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tentou reanimá-lo, mas ele morreu no local.

Dados divulgados pelo Atlas da Violência 2020, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostram que a taxa de homicídios de negros no país cresceu 11,5%, de 2008 a 2018, enquanto a de não negros caiu 12%. O Brasil, último país a abolir a escravidão, tem uma longa história de racismo estrutural – cuja manifestação assume diferentes formas e tem ceifado a cada 23 minutos, a vida de homens e mulheres negras.

A Adufes se solidariza com familiares e amigos de João Alberto e se alia às entidades estaduais e nacionais na luta antirracista e em defesa das vidas negras. Chama a atenção, ainda, para a necessidade de todas/os assumirem a responsabilidade na luta antirracista.

Exigimos que além dos seguranças, o supermercado Carrefour seja responsabilizado e punido pelo assassinato de João Alberto Silveira Freitas.

Lutamos por uma sociedade, além de antirracista, antifascista e anticapitalista, sem exploração e opressão, construindo melhores condições de vida e que ela realmente importe!

Fonte: Adufes