Inscrição do Concurso para marca da Adufes vai até dia 30

Poderão participar pessoas físicas com algum vínculo com a Ufes, atual ou passado, como professores, estudantes, egressos ou servidores técnico-administrativos.

O/A vencedor/a do concurso receberá prêmio no valor de R$ 6.000,00. O 2º e 3º lugares serão premiados com Mesa Digitalizadora. As inscrições se encerram no dia 30 de novembro, pelo email redesignadufes@gmail.com Leia aqui o Edital

A professora do Departamento de Desenho Industrial/Design, membro do Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte da Adufes, Thais Vieira, preside a Comissão Organizadora e avalia que o concurso é uma oportunidade, que vai além da premiação. “Esse é um projeto de recriação da marca de uma entidade representativa na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. O logotipo estará presente por várias gerações e isso é gratificante”, destaca.

Thais também chama a atenção para a importância política da criação. Segundo ela, diante dos ataques que a educação e os movimentos sociais e sindicais estão sofrendo, uma nova proposta de identidade visual contribuirá para um posicionamento ainda mais forte. “Com o passar do tempo, as marcas necessitam de adequações às mudanças culturais. A reformulação da identidade visual da Adufes ajudará a trazer à tona a imagem de um sindicato atualizado”.

Além dos motivos já citados que conferem importância ao concurso, a premiação é significativa para profissionais da área.

Inscrição. Cada candidata/o poderá apresentar somente uma proposta de marca, ou ainda, participar de outros grupos, desde que não seja a/o representante legal.  Em caso de criação coletiva, a ficha de inscrição deverá ser preenchida por apenas um/uma integrante.

É preciso também preencher todos os formulários anexados ao Edital, como ficha de inscrição e termo de cessão dos direitos autorais. As inscrições são gratuitas e os custos referentes a material e produção das diferentes peças da proposta, assim como demais despesas, são de responsabilidade de cada candidata/o.

Referência. De acordo com o edital, a marca atual da Adufes deverá ser o ponto de partida para as/os concorrentes. A nova marca deve, necessariamente, ter um logotipo com a sigla da entidade, um símbolo e, ainda, uma versão (assinatura) contendo o nome da Associação por extenso. Outros detalhes como programas a serem usados, formato dos arquivos e referência metodológica estão indicados no Edital.

Fonte: Adufes