A atividade promovida pelo Grupo de Trabalho Política de Classe Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) da Adufes terá início às 19h.
A live cultural da Consciência Negra terá transmissão pelo Youtube e Facebook da Adufes. O evento, acessível em Libras, terá como convidada a cantora e compositora capixaba, Letícia Chaves, que sempre entra em cena abordando a problemática social, a partir de sua vivência como preta, LGBTQIA+ e de periferia.
Apresentando-se no formato voz e violão, a artista de voz marcante, considera que seu ritmo é o AfroGroove Brasileiro, contemplando sua trajetória que passa pelo funk, soul music e músicas afro-brasileira. Em seus shows, Letícia sempre conta histórias das composições e da importância dos temas, além de incentivar o público a vivenciar a alegria e a liberdade no ato de dançar.
Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, considerado o símbolo da resistência e luta contra a escravidão, também será homenageado pelo OGÓ, duo experimento de música instrumental e poesia falada, imaginada, cantada e encantada. Formado por Vitor Martins e Gessé Paixão, o OGÓ define sua apresentação como “um espaço de sensibilização para sentir e pensar o que são e como existem as masculinidades negras como uma questão”.
Com sua sonoridade única, o duo afro promete ir do Didgeridoo, instrumento de sopro como um mega berrante criado pelos aborígenes australianos, ao som alienígena do “handpan”, um dos últimos instrumentos inventados pela humanidade. Pandeiro e caxixi do som afrobrasileiro se somarão, assim com o trompete, surdina, cajón peruano e o berimbau eletrônico, misturando magia, crítica social, brincadeira, ginga e a malandragem na apresentação.
A “Live Cultural da Consciência Negra” será conduzida pelo professor do Centro de Educação, Iguatemi Rangel, representante da subcomissão étnico-racial – GTPCEGDS – da Adufes.
Evento imperdível. Quer assistir? Basta acessar o Youtube e o Facebook
Serviço:
LIVE CULTURAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Grupo de Políticas de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade sexual da Adufes
Data: 25 novembro (Quarta-feira)
Horário: 19h
LETÍCIA CHAVES (cantora e compositora capixaba) e OGÓ
Apresentação: Prof. Iguatemi Rangel – GTPCEGDS Adufes
Pelo Youtube e Facebook Adufes – Com transmissão em LIBRAS
Fonte: Adufes