Das 20 inscrições recebidas pela Comissão Julgadora do Concurso, três propostas foram selecionadas.
O primeiro lugar ficou com o técnico-administrativo Henrique de Oliveira, do Centro de Artes. O vencedor do concurso receberá prêmio no valor de R$ 6.000,00. Os 2º e 3º lugares ficaram com Pedro Marinho (estudante de Publicidade e Propaganda) e Fábio de Melo (estudante do curso Desenho Industrial/Design), respectivamente e serão premiados com Mesa Digitalizadora. A ação foi deliberada em assembleia geral, no mês de agosto.
Para a professora do Departamento de Desenho Industrial/Design, membra do Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte (GTCA) da Adufes, Thais Vieira, que também presidiu a Comissão Julgadora, foi difícil escolher entre as propostas. “Esperamos que as professoras e os professores se sintam representadas e representados pela marca escolhida”, disse, parabenizando a todas/os, sobretudo os três primeiros colocados do concurso. Também fizeram parte da Comissão Julgadora a professora Gisele Ribeiro (Departamento de Artes Visuais) e o docente Hervacy Brito (Departamento de Comunicação Social).
Thais destaca que esse foi um projeto de recriação da marca de uma entidade representativa na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. O logotipo estará presente por várias gerações e por isso a importância do concurso. O processo de recriação da nova marca respeitou a história da Adufes e os principais elementos de construção da identidade visual, como a cor.
A presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, destaca que a mudança da marca é importante para dar continuidade a outras propostas, como a criação do novo site, que já está em andamento.“Marcas sofrem com a ação do tempo e são necessárias adequações, por isso, destacamos a importância desse concurso”. Ana também agradeceu a participação de todas/os, bem como à toda comissão organizadora, composta por Junia Zaidan pela diretoria da Adufes, Alexandre Curtiss e Janaina Frechiani (ambos do Departamento de Comunicação Social); e a jornalista da Adufes, Giselle Pereira.
Vencedor. Henrique de Oliveira é formado em Desenho Industrial/Design, pela Ufes (2010). O servidor também cursou Marketing e Design e trabalhou como designer gráfico, ilustrador e videografista de 2010 a 2014. Foi roteirista, diretor e designer gráfico no projeto piloto de esquetes de comédia para Youtube. Ganhou os concursos Camiseteria.com, Estampa “Água Preserve”, de Logotipo do Centro Acadêmico de Design da UFES (2007), e Prêmio Apple de Criatividade, entre outros.
Referência. Conforme edital divulgado no dia 16/10, a marca atual da Adufes esteve como elemento norteador para as/os concorrentes. A nova identidade visual conta com logotipo e sigla da entidade, um símbolo e uma versão (assinatura) contendo o nome da Associação por extenso. O edital prevê também que a marca pode sofrer ajustes necessários ao seu uso pela entidade.
Adufes