Proposta pelo Grupo de Trabalho Política de Formação Sindical, a atividade online será às 18h, ao vivo, pelas redes sociais Facebook e YouTube
Na próxima quarta-feira (24), às 18h, a Adufes irá debater a PEC 32, que é uma das pautas principais do Andes-SN no momento, dado seu potencial impacto na estrutura do Estado brasileiro e na vida do conjunto da classe trabalhadora. Por iniciativa do GT Política de Formação Sindical (GTPFS) e com o apoio da diretoria da Adufes o evento tem como convidados a presidenta do Sindicato Nacional (Andes-SN), Rivania Moura, e o ex-presidente da entidade, o professor aposentado Luiz Henrique Schuch. “PEC 32 – Reforma Administrativa: o fim do serviço público”, terá a mediação do professor Raphael Góes Furtado, integrante do GT.
O debate é parte do calendário de mobilização em defesa do serviço público e da construção do Dia Nacional de Luta, em 24 de março. Em todo o país, trabalhadoras/es estão organizando atividades de mobilização contra o desmonte do Estado e por vacinação imediata para todos.
De acordo com Junia Zaidan, representante da diretoria da Adufes no GTPFS, a PEC 32 rasga a Constituição brasileira. “O Estado de bem estar social, previsto na Constituição, ainda que jamais efetivado, vai se transformar num estado de bem-estar empresarial. Não acaba com privilégios, mas os amplia”, afirma.
Ricardo Behr, 1º Tesoureiro da Regional Leste e membro do GTPFS também é crítico à Reforma Administrativa. “Baseada em uma perversa desqualificação dos servidores e dados distorcidos, a PEC32 é uma flagrante tentativa do governo de trazer de volta cabide de emprego, apadrinhamento e de tirar a autonomia dos servidores para que passem a exercer suas funções sob pressão”, alerta. Para o mediador do debate, Raphael Góes Furtado, as lideranças desempenham fundamental papel neste momento. “Lamentamos que muitos setores optem por não lutar agora e dirijam todas as suas atenções para as eleições de 2022. É agora que a boiada está passando, é agora que nosso povo está morrendo. Temos que lutar já, mesmo com a limitação objetiva da pandemia contra mais esse ataque do governo genocida de Bolsonaro e Mourão. Ou será tarde demais”, diz Raphael.
Agenda do Dia Nacional de Luta. O dia 24 tem extensa agenda de mobilização.
- 10h – Aula Pública com o Professor Plínio de Arruda Sampaio Jr. (articulação do Movimento em Defesa de Direitos e Serviços Públicos de Qualidade com fóruns de outros estados) – (LINK para se inscrever na Aula Pública: http://bit.ly/Aula24M)
- 12h às 14h – Twittaço – #derrubapec32
- 14h às 17h – “Vigília nacional do ANDES-SN em defesa dos serviços públicos”, nos canais do sindicato.
- 18h – Live da Adufes (Youtube e Facebook)
O Dia Nacional de Luta se insere em um conjunto de atividades do mês de março, em que o Movimento em Defesa de Direitos e Serviços públicos de Qualidade, de cuja coordenação a Adufes participa, se fez presente. Uma delas foi a de Audiência Popular com parlamentares do Espírito Santo, na quinta-feira, 18. Além disso, as entidades que compõem o Movimento em Defesa de Direitos e Serviços públicos puseram em circulação cinco carros de som nas cidades da Grande Vitória, no dia 17, das 8h às 19h, chamando a atenção da população sobre a destruição que a reforma representa. Também foi realizado um ato com faixas – um “faixaço” – na Prefeitura de Vitória, Palácio Anchieta e na Assembleia Legislativa.
Adufes