Mulheres foram às ruas reivindicar o fim da violência, vacinação já, retorno do Auxílio Emergencial e “Fora, Bolsonaro! Fora, Mourão! ”
As mulheres foram às ruas do Centro de Vitória, na tarde dessa segunda-feira (8), para reivindicar o fim da violência contra a mulher, vacinação para todas e todos, retorno do Auxílio
Emergencial, e “Fora, Bolsonaro! Fora, Mourão!”. A Adufes esteve presente no ato, cuja concentração foi na Casa Porto das Artes Plásticas. De lá, as/os participantes da manifestação caminharam até o Palácio Anchieta, onde o protesto chegou ao fim.
Para a realização do ato, foram adotados todos os protocolos sanitários de segurança necessários (distanciamento, uso de álcool 70%, máscaras). Durante o trajeto, as mulheres receberam o apoio da população. “Obrigada pelo apoio na nossa luta por educação para as filhas e filhos de todas e todos, por vacinação para todas e todos, para que ninguém corra risco de ser mais um dos 1.900 mortos diários. Esse país está sendo dirigido por um genocida”, disse a presidente da Adufes, Ana Carolina Galvão, durante o momento de fala do sindicato, que é uma das entidades que integra a equipe de organização do Oito de Março.
A programação deste ano foi adaptada ao contexto de pandemia, com
atividades virtuais e presenciais nos municípios de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Guarapari, São Mateus, Serra e Vitória, possibilitando a descentralização das ações, articuladas por mulheres de diversas localidades do Espírito Santo. Isso viabilizou, inclusive, o fortalecimento da organização feminina em alguns lugares. Em Cariacica, por exemplo, durante a preparação das atividades do Oito de Março foi criado o Fórum de Mulheres de Cariacica, composto por entidades como Associação de Mulheres Unidas de Cariacica Buscando Libertação (Amucabuli), Movimento de Mulheres de Cariacica (Momuca), Pastoral Operária da Arquidiocese de Vitória, entre outras.
A ideia do recém-criado Fórum é debater e propor ações relacionadas a temáticas como a mulher no mundo do trabalho e violência. Dentro da programação do Oito de Março, o Fórum de Mulheres de Cariacica fincou cerca de 80 cruzes na entrada da cidade, na manhã dessa segunda-feira, para denunciar o feminicídio, a morte das mulheres por Covid-19, as consequências da pandemia para as trabalhadoras, e as demais “cruzes que as mulheres carregam em seu cotidiano”.
“É muito gratificante para nós, enquanto mulheres, enquanto militantes, e enquanto organização do Oito de Março, ver que a articulação em torno do Dia Internacional da Mulher possibilita a criação de mais um importante e necessário espaço de combate ao machismo. As ações do Oito de Março não cessam com o evento, seja ele presencial ou virtual, acaba. As mulheres permanecem ainda mais organizadas e na luta contínua por seus direitos”, diz Ana Carolina.
A programação começou em seis de março e terminará no dia 27. Confira, abaixo, o cronograma das atividades que ainda serão realizadas:
Data: 9/3
Horário: 17h – Alegre:
Atividade: Encontro Presencial do Projeto Insubmissas.
Tema: Os Direitos das Mulheres.
Local: Assentamento Floresta, em Alegre.
Data: 10/3
Horário: 13h
Atividade: protocolo do Manifesto das Mulheres de Cariacica.
Local: Prefeitura de Cariacica, Delegacia da Mulher, Defensoria Pública do Estado (DPES), Ministério Público (MPES), Câmara de Cariacica e Conselho Municipal da Mulher.
Data: 10/3
Horário: 16h
Atividade: Encontro com Amanda Bonadiman.
Tema: Ciclo Menstrual: Um aliado na luta contra o patriarcado.
Local: Jardim da Prefeitura, em Alegre.
Data: 11/3
Horário: 16h
Atividade: Encontro Presencial do Projeto Insubmissas.
Tema: Os Direitos das Mulheres.
Local: Querosene, em Alegre.
Data: 11/3
Horário: 20h
Atividade: Encontro do Projeto Insubmissas (Virtual).
Tema: Maternidade Real.
Convidadas: Amanda Bonadiman e Raquel Sacramento.
Local: Alegre. Plataforma: Instagram
Data: 12/3
Horário: 18h30
Atividade: Cine Por Elas.
Local: Rua Vitor Finamori, nº 46, Bairro da Penha, Vitória.
Data: 12/3
Horário: 19h
Atividade: Encontro Presencial do Projeto Insubmissas.
Tema: Os Direitos das Mulheres.
Local: Vila Alta, em Alegre.
Data: 13/3
Horário: 9h
Ativdade: Ato por justiça por Marielle e pelo fim da violência política contra as mulheres.
Local: Praça São João Batista, em Aracruz.
Data: 13/3
Horário: 16h
Atividade: Encontro Presencial do Projeto Insubmissas.
Tema: Os Direitos das Mulheres.
Local: Lagoa Seca, em Alegre.
Data: 13/3
Horário: 14h
Atividade: Roda viva: Mulheres empreendedoras x Enfrentamento a violência contra a mulher.
Local: Escola Estadual Manoel Lopes em Taquara, na Serra.
Data: 14/3
Horário: 15h
Atividade: Ato “Pelo fim dos feminicídios políticos: Justiça por Marielle”.
Local: Praça Seis de Janeiro, em Alegre.
Data: 15/3
Horário: 19h
Atividade: Cine Por Elas.
Local: bairro Padre Gabriel, em Cariacica.
Data: 27/3
Horário: das 8h às 18h
Atividade: Curso de Formação Política (virtual).
Tema: Feminismo – Vertentes e Prática Política.
Formadora: Lívia Moraes.
Organização: Projeto Escola de Estudos Críticos.
Inscrições: falar com Lara Gobira (27 – 99235-0088)
Adufes