Assembleia aprova Orçamento Financeiro para 2021

Também foi eleita a delegação para o 11° CONAD, discutidos o funcionamento da Ufes na pandemia e o Dia Nacional de Luta

Reunida em assembleia virtual, na última sexta (19), a categoria aprovou o Orçamento Financeiro deste ano, ou seja, onde serão aplicados os recursos da Adufes. Na ocasião, também foi eleita a delegação para o 11° CONAD, discutidas as condições de trabalho e funcionamento da Ufes durante a pandemia, e fornecidas informações sobre o Dia Nacional de Luta, marcado para hoje, 24.

Haverá manifestações contra a Reforma Administrativa (PEC32/2020), por vacinação imediata para todas e todos, pela revogação da PEC 186 e por um Auxílio Emergencial que garanta a proteção social das/os trabalhadoras/es durante toda a pandemia.

Orçamento. Os dados referentes às receitas e despesas da Adufes foram apresentados pela tesoureira do sindicato, professora Fernanda Binatti Chiote, e discutidos na plenária. Tendo recebido previamente a proposta orçamentária de 2021, a categoria pôde solicitar informações adicionais e fazer sugestões à diretoria. Veja o resumo orçamentário aprovado.

11º Conad Extraordinário. Ainda na AG, foram eleitas/o a delegada e observadores que representarão a Adufes no 11º Conad extraordinário, convocado pelo Andes-SN. A delegada será a professora Fernanda Binatti Chiote. Os observadores, Aline Bregonci e Raphael Furtado. O Conad tem como tema “Em defesa da vida, dos serviços públicos e da democracia e autonomia do ANDES-SN”. O evento ocorrerá entre os dias 27 de março e três de abril.

Funcionamento da Ufes durante a pandemia e condições de trabalho docente. As/os docentes manifestaram preocupação com a condução da Administração Central em relação ao trabalho remoto. Ana Carolina salientou que a jornada da categoria foi ampliada, o que tem intensificado o adoecimento. A secretária geral da Adufes, Junia Zaidan, lembrou que é preciso que as/os professoras/es subsidiem o trabalho do sindicato registrando as dificuldades que enfrentam.

Para que a Assessoria jurídica adote medidas administrativas e judiciais visando o custeio e/ou ressarcimento de materiais e serviços necessários ao trabalho remoto por parte da Ufes, a categoria foi lembrada de que deve preencher o formulário disponível em: https://wp.adufes.org.br/formulario-juridico/ até a próxima sexta-feira (26), quando será fechado o primeiro grupo de solicitações para a tomada de providências. A presidenta da Adufes explicou que “a data limite vai colocar em andamento o tratamento dos casos já existentes, sendo que após essa data os docentes poderão continuar enviando seus registros normalmente”.

A diretoria informou ainda que as entidades representativas dos segmentos, Adufes, Sintufes e DCE, já estão organizando a pauta para uma reunião com a Reitoria, no dia sete de abril.

24 de março: Dia Nacional de Luta. A diretora Junia Zaidan deu informes sobre as ações de luta contra a PEC 32, que estão ocorrendo no estado e destacou a realização da atividade organizada pelo Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS) da Adufes. A live “PEC 32 – Reforma Administrativa: o fim do Serviço Público”, será nesta quarta (24), às 18h, ao vivo, pelas redes sociais a Adufes (Facebook e YouTube).

O evento tem como convidados a presidenta do Sindicato Nacional (Andes-SN), Rivania Moura, e o ex-presidente da entidade, o professor aposentado Luiz Henrique Schuch, e será mediada por um dos representantes do GTPFS, Raphael Góes Furtado.

Junia reforçou a importância da participação da categoria. “O debate sobre a Reforma Administrativa está sendo feito incansavelmente pela Adufes em diversas articulações e esperamos que a Administração Central da Ufes também promova espaços de amplo debate e estratégias para o enfrentamento à tentativa de destruição do serviço público”, disse, convocando para a live.

Adufes