Confira o 2º capítulo da Websérie “Adufes nos Centros – Onde a Ufes é Feita”

Ao todo, serão 10 episódios que destacam a importância da Ufes no cenário capixaba, nacional e internacional

O segundo capítulo da websérie Adufes nos Centros está disponível nas redes sociais do Sindicato.  Esta edição traz o Centro Tecnológico (CT), localizado no campus de Goiabeiras, em Vitória. O vídeo chama a atenção para a relevância da produção de conhecimento da unidade, que conta com 174 professoras/es e 62 técnicas/os em educação. São sete cursos de graduação e seis de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Na websérie, o docente Anselmo Frizzera, do Departamento de Engenharia Elétrica, aborda o papel indispensável das universidades públicas. O professor coordena o Laboratório de Manutenção de Equipamentos Hospitalares, criado em 2020. “Assim que começou a pandemia da Covid-19, um grupo de professores e estudantes se organizaram para dar manutenção aos equipamentos de hospitais públicos”, diz.

Ele destaca a relevância do CT no desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, e faz um chamado à categoria para que reconheça a importância da Adufes. Frizzera agradeceu ao sindicato o apoio ao projeto que coordena e frisa a necessidade das/os docentes unirem-se à Adufes para fortalecer a entidade de representação docente.

Universidade: ideias, criação e ciência. A websérie “Adufes nos Centros – Onde a Ufes é Feita” tem por objetivo mostrar que a missão da universidade pública é contribuir para o avanço científico, tecnológico, artístico e cultural por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, que inscrevem um projeto de sociedade em construção de sua soberania nacional. Nesse sentido, Edson Cardoso, professor aposentado do CT e diretor da Adufes, destaca que na Ufes sempre haverá conflitos de ideias, e que “isso é bom. Assim é desde Galileu Galilei”.

Edson demostrou preocupação com o desgaste das/os docentes. “Sofremos com as pressões internas, políticas, controle e falta de autonomia. Isso tudo prejudica a produção de conhecimento, que leva ao adoecimento de docentes, estudantes e técnicos em educação”, critica. O diretor ressalta a sobrecarga de trabalho e pressão produtivista, que privilegia a produção quantitativa, mas sem reflexão ampla e contextualizada do conhecimento e, portanto, sem o compromisso com a superação de nossa dependência e subdesenvolvimento enquanto nação da periferia do sistema capitalista.

Sindicalize-se. A Adufes é o espaço legítimo de representação das/os docentes da Ufes e Cardoso, que já foi presidente da entidade sindical por mais de uma gestão, salienta que esse é um lugar importante para a articulação da categoria e precisa ser fortalecido. “Se integre ao sindicato por meio da participação das atividades e filie-se”, finaliza com o chamado.

Universidade na mira. Além de apresentar a importância das pesquisas e das/os pesquisadoras/es, o vídeo aponta os problemas pelos quais as universidades estão passando, como a escassez de recursos e os ataques do Governo Federal.

Adufes