Transmissão das sessões dos Conselhos Superiores da Ufes: quando?

Por transparência na gestão pública, a Adufes volta a reivindicar a transmissão prevista em resolução desde 2016, mas até hoje não efetivada.

Apesar de prevista na Res. nº 52/2016 do Conselho Universitário e na Resolução nº 37/2016 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, até hoje as sessões não são veiculadas para acompanhamento da comunidade acadêmica.

Em agosto de 2020, Adufes, Sintufes e DCE solicitaram providências para transmissão das sessões. Em novembro, a Adufes reiterou o pedido.

Em resposta à solicitação feita em agosto (e que foi reiterada igualmente em novembro), o reitor despachou nos seguintes termos: “Esse protocolo [relativo aos direitos e proteção legal de Conselheiras/os, bem como dos conteúdos das sessões] será elaborado e apresentado aos Conselhos Superiores para aprovação num momento próximo oportuno”.

Passados nove meses, sem que nada aconteça, a Adufes continua pedindo que as sessões sejam transmitidas para dar transparência ao funcionamento dos órgãos superiores da universidade.

O Conselho Universitário tem reunião agendada para o dia 27 de maio e até o momento, desconhecemos qualquer movimento de inclusão na pauta a respeito.

Adufes