Dignidade e preservação da vida! Docentes do CCS conquistam o direito de manutenção do trabalho remoto com apoio da Adufes

A decisão foi tomada na última quinta, 26, depois de quase um mês de tratativas com a Administração Central da Ufes

Após regulamentação do ensino híbrido no Centro de Ciências da Saúde (CCS), as/os docentes passaram a ser convocadas/os ao trabalho presencial para atendimento das atividades práticas e de laboratório previstas na modalidade híbrida. 

Duas professoras requisitaram a manutenção do trabalho exclusivamente remoto. Para elas, várias foram as razões da solicitação: “vacinação é uma estratégia coletiva e grande parte da população ainda não foi vacinada. Além disso, mesmo com os planos e protocolos de biossegurança, docentes e estudantes realizam atividades fora da universidade, onde não há gerência da instituição” diz uma das docentes. A colega, professora do mesmo departamento, afirma que é uma incoerência dizer que não há risco, uma vez que há circulação de novas variantes, o altíssimo número de mortes já atingido no país e impossibilidade de garantir retorno seguro. 

Ana Carolina Galvão, presidenta da Adufes, concorda com as professoras, uma vez que não há testagem, rastreamento e nem fiscalização expressa das recomendações de biossegurança do Comitê Operativo de Emergência (COE-Ufes). 

Foram diversas tentativas de sensibilizar chefia e Progep. “Foi humilhante ter de me expor, como se eu tivesse pedindo favor para ter garantido o meu direito à vida”, relata uma das professoras. Os pedidos foram indeferidos, obrigando que as docentes retornassem ao trabalho presencial. Porém, na semana passada o departamento realizou uma reunião extraordinária e aprovou a manutenção integral do trabalho remoto das docentes. 

Atuação do sindicato. Segundo as professoras, a atuação da Adufes foi fundamental, tanto no acolhimento, como no acompanhamento e nas orientações jurídicas. “O sindicato sempre esteve à disposição e não mediu esforços para que o nosso direito à dignidade e preservação da vida fossem assegurados e respeitados” assinala uma das docentes. “A entidade me acolheu enquanto trabalhadora e ser humano.  Sem a Adufes eu não teria conseguido”, afirma a outra professora. Para Ana Carolina, essa conquista demonstra que é preciso insistir, usar de todos os recursos e não aceitar as soluções administrativas que são apresentadas aos docentes: “apesar da ausência da instituição no apoio aos docentes, continuaremos lutando pelas condições de trabalho e pelo reconhecimento do que realizam professoras e professores de nossa universidade, que se esforçam todos os dias para oferecer o melhor à população”, finaliza Ana.

Adufes