GT Política de Formação Sindical do Andes-SN faz contribuições para o Plano de lutas do 11º CONAD

Durante a reunião, o grupo composto por docentes de todo o país fez análises de temas gerais e assuntos específicos.  O encontro virtual do GT Política de Formação Sindical (GTPFS) foi realizado no dia 8 de junho e a Adufes esteve representada pela secretária geral, Junia Zaidan.

Na análise de conjuntura e no plano de lutas do 11º Conad, o GTPFS orientou que conste um balanço dos ataques contra a política de cotas nas universidades, incluindo o levantamento de informações relatando como o ensino remoto impacta a permanência das/os estudantes mais pobres.

Além disso, foi sugerida a intensificação da construção da greve pela recomposição dos orçamentos das universidades públicas; a reafirmação da luta do Andes-SN e das Seções Sindicais contra o desmonte do Estado e rechaço à reforma Administrativa e ao PL 5595, que abre brecha para que se force o retorno presencial das aulas durante a pandemia, ao tornar a educação serviço essencial.

Outros pontos. Em reunião nacional, o GT recomendou ao Andes-SN fazer um levantamento sobre o número de docentes já vacinada/os para fortalecer a luta pela vacinação de todas/os; pautar a violência em suas diversas formas, seja na sociedade em geral ou contra os atos públicos de protesto; realizar debates sobre os cortes nas Universidades e sobre a chamada Reforma Administrativa. Também foi orientado contribuir na organização do 19J com equipamentos de saúde (máscaras e Álcool em gel).  Esses e outros pontos podem ser conferidos no relatório aqui.

 

 

Adufes