Mulheres e pessoas jovens são as que mais se interessam pelas postagens da campanha. Peças combateram a Reforma Administrativa e as fake news sobre servidoras/es, defenderam a vacina, e denunciaram os desmandos do Governo Federal, entre outras pautas
A campanha #VidaDeServidor, da qual a Adufes participa, alcançou mais de 300 mil pessoas diferentes entre março e maio de 2021 e seus conteúdos foram mostrados mais de 1,1 milhão de vezes a usuários do Facebook e do Instagram no Espírito Santo. Nesse período, ocorreram 10.013 engajamentos, que é quando as pessoas fazem alguma ação com as postagens (curtir, comentar, abrir a imagem, clicar no link, compartilhar, etc.). No mesmo período, no Twitter, os conteúdos foram visualizados mais de 118 mil vezes, com 1.383 engajamentos.
Os números são referentes à aplicação de verba de mídia, em conteúdos planejados para este fim, na campanha #VidaDeServidor, movimento organizado pelo sindicatos: Adufes, Sinasefe Seção Ifes, Sindfiscal-ES, Sindprev-ES, e Sintufes. As postagens foram direcionadas a públicos segmentados identificados por meio de pesquisa nas plataformas das redes. Além disso, a equipe de Comunicação realiza o cruzamento com os interesses e atividades de pessoas que têm potencial de interagir com as pautas propostas, considerando os ecossistemas existentes nas redes utilizadas pelo Movimento e as possibilidades algorítmicas de cada ferramenta.
Em março de 2021, a campanha divulgou os próprios resultados, obtidos em 2020. Foram produzidas peças destacando os principais números. Além disso, o público teve acesso a uma matéria no site vidadeservidor.com.br com um balanço das atividades, além de botões de link para a conta #VidaDeServidor no Instagram. Entre as mais de 141 mil pessoas alcançadas no Facebook e no Instagram, 61% eram mulheres, com destaque para o grupo entre 18 e 34 anos de idade, independentemente da identidade de gênero.
Contra a Reforma Administrativa
Ainda em março, foram divulgados anúncios com postagens relacionadas à atuação dos/as profissionais da linha de frente na pandemia, fazendo uma relação da Reforma Administrativa com a tentativa de desqualificação dessas pessoas que arriscam as próprias vidas para salvar outras, destacando que a proposta do Governo ataca essas categorias. Mais de 233 mil pessoas em perfis diferentes foram alcançadas nessa etapa no Instagram e no Facebook. A maioria era mulher (62%) e o grupo entre 18 e 34 anos de idade, de todas as identidades de gênero, se destaca.
Em abril, a produção das peças esteve relacionada ao Dia Mundial da Saúde, com enfoque na vacina para todas/os e na defesa do SUS, e a memes dialogando com o Big Brother Brasil (BBB), que na época estava na chamada super semana de eliminações e agendava majoritariamente os conteúdos nas redes. Estes anúncios buscavam a interação com o público e foram direcionados para isso na programação. Foram mais de 1.900 engajamentos em um universo de mais de 5 mil pessoas identificadas como dispostas a interagir. Entre os que fizeram ações diante das postagens, 63% eram mulheres, com destaque para as que têm mais de 35 anos, com mais de 1.000 interações, sendo mais de 400 ações de mulheres com mais de 55 anos. Estes resultados foram alcançados no Facebook e no Instagram, este último com a maior repercussão. Entre os homens, destaque para os que têm entre 18 e 34 anos.
Fake News
Para os conteúdos divulgados a partir de maio de 2021, as peças começaram a exibir os escândalos do Governo Bolsonaro, articuladas com um cenário em que seus desmandos serão legalizados caso a Reforma Administrativa seja aprovada. Além disso, foram denunciadas e desmentidas fake news sobre as/os servidoras/es que, em geral, culpam estas/es profissionais pelos problemas das contas públicas.
Novamente a verba de mídia utilizada foi direcionada para favorecer o engajamento das pessoas com a publicação. Foram alcançados mais de 3 mil envolvimentos em um universo de mais de 11 mil pessoas dispostas a interagir. Entre os que fizeram ações diante das postagens, 64% eram mulheres, novamente com destaque para as que têm mais de 55 anos: elas fizeram alguma ação mais de 1.000 vezes diante dos conteúdos. E nesta rodada, o Facebook foi a rede que mais se destacou.
No Instagram, mulheres jovens foram as que mais se interessaram pelos conteúdos da campanha em maio. Em uma postagem direcionada para pessoas dispostas a clicar no link, que levava à conta da campanha no Instagram, foi alcançada a marca de mais de 1,9 mil cliques em um universo de mais de 9 mil pessoas que poderiam fazer isso, de acordo com o rastreamento que o algoritmo realizou. Quem clicou foram majoritariamente as mulheres (80%), sendo que quase todas elas se concentram na idade entre 18 e 34 anos.
No Twitter, a dinâmica da rede e dos anúncios pagos é diferente da utilizada no Instagram e no Facebook. O grupo de postagens e o investimento de verba de mídia combinou, em seu objetivo, o alcance dos conteúdos, mostrar as peças (impressões) às pessoas, e o engajamento.
Em março, as postagens foram mostradas mais de 55 mil vezes no Twitter, gerando 1.158 engajamentos. Já em maio, as peças foram mostradas 58 mil vezes, com 796 engajamentos. O destaque no Twitter fica com o público entre 18 e 29 anos, que são os que mais acessam os conteúdos da campanha.
Fonte: Vida de Servidor – clique no link www.vidadeservidor.com.br e acesse.
Adufes