Adufes fortalece organização da 27ª edição do Grito dos/das Excluídos/as

Neste ano, a atividade tradicionalmente realizada no dia sete de setembro – em forma de protesto -, retomará ruas da capital capixaba.

A concentração para o ato presencial será na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Vitória, às 8h30. De lá, as/os participantes seguirão rumo à Câmara de Vitória. Em virtude da pandemia da Covid-19, a edição anterior (2020) foi virtual, com transmissão de celebração inter-religiosa no Convento da Penha (Vila Velha). A secretária geral da Adufes, professora Junia Zaidan, está representando o sindicato na organização do Grito.

Professoras/es da Ufes marcam sempre presença no Grito dos Excluídos . Em 2019, denunciaram o desmonte da educação pública, Future-se, e outras bandeiras.

O lema do Grito dos Excluídos é “Vida em Primeiro Lugar: na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já!”. A manifestação terá sete alas: terra, território e trabalho: a esperança está na organização popular; juventude: protagonismo juvenil e participação popular; vacina já, para todos e todas; soberania e princípio democrático; militarização: racismo e preconceito; e esperançar: nós podemos reinventar o mundo.

A Adufes está no GT de organização Terra-Território, Teto e Trabalho: a esperança está na organização popular, informou Junia.  “A presença expressiva dos movimentos populares, sindicatos e juventude na reunião de organização no último sábado, 7, fortalece o Grito em sua 27ª edição, num ano de ataques aos trabalhadores e desamparo da população”, destacou.

Reunião de organização. A próxima reunião organizativa será ainda neste mês, no dia 21, às 14 horas. O encontro ocorrerá na quadra do Colégio Agostiniano, no Centro de Vitória, local aberto e com ventilação.

Foto capa: site Arquidiocese de Vitória

Adufes