CEI Criarte: 45 anos de educação infantil e a luta permanente pelo reconhecimento do vínculo ao ensino, pesquisa e extensão

Na Ufes, a unidade está localizada no campus de Goiabeiras, em Vitória.

As docentes do Centro de Educação Infantil (CEI) Criarte fazem parte do Magistério Federal, da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). O grupo participa e coordena projetos de pesquisas e extensão tanto no âmbito do CEI, quanto em parcerias com os núcleos do Centro de Educação (CE). Na unidade de ensino são realizados estágios, pesquisa e extensão de diversos cursos, como Pedagogia, Letras, Música, Educação Física, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

 Apesar dos 45 anos de história, foi somente em 2014 que a Ufes realizou o primeiro concurso para docente EBTT. A professora Fernanda de Araújo B. Chiote, tesoureira geral da Adufes e docente há sete anos no CEI Criarte, destaca que embora as carreiras do magistério superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico sejam semelhantes, as docentes da educação infantil da universidade ainda encontram muitos desafios para o efetivo reconhecimento do trabalho da escola.

Ela conta que até a chegada das docentes concursadas, o funcionamento se dava com profissionais em desvio de função, ainda que com formação para o cargo. Fernanda considera  o concurso para docentes EBTTs um marco para o reconhecimento da educação infantil na Ufes. “Trata-se também da valorização do trabalho docente na educação básica, especialmente dentro de uma Instituição Federal de Ensino Superior”, diz.

Ela observa que apesar do concurso público ser uma conquista, o número de professoras ainda é insuficiente para atender demandas específicas da educação infantil, previstas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). “Precisamos de profissionais para oferta do ensino de Arte e a reabertura dos grupos para o funcionamento de 10 turmas”. Hoje são sete grupos, 4 no matutino e 3 no vespertino, que atendem crianças de 2 anos a 5 anos e 11 meses. Na pandemia, estão sendo desenvolvidas ações afetivas e sociais que envolvem encontros síncronos coletivos/individuais com as crianças  e rodas de conversas com as famílias, entre outras ações.

No Brasil, existem apenas 12 unidades de Educação Infantil nas Universidades Federais e, de modo geral, sofrem várias tentativas de deturpação do espaço educativo, sendo colocadas de forma assistencialista.  Cabe destacar, no entanto, que o cuidar e educar na educação infantil são indissociáveis. “Nossa luta é sempre pelo reconhecimento do CEI Criarte como uma unidade de educação infantil que atende as crianças, sendo essas também estudantes da universidade, que é espaço de ensino, pesquisa e extensão”.

Programação de comemoração.  Entre os dias 23 e 27 de agosto o Centro de Educação Infantil irá realizar uma programação em comemoração aos 45 anos. As atividades são formas de resistência que constituem a história da unidade. São “conversas e afetos”, bate-papo musical e mostra de filmes de curta metragem produzidos com as crianças. O evento ocorrerá de forma virtual. Veja aqui a programação completa.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/LjUf6YxSYHTNavx86

 

Adufes