Dia nacional de rechaço à Reforma Administrativa leva trabalhadoras/es às ruas de Vitória

Atividade que envolveu servidoras/es públicos das três esferas (federal, estadual e municipal), além de trabalhadoras/es de outros setores, foi convocada nacionalmente.

As/os manifestantes lutam contra o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 32, que, se aprovada, destruirá os serviços públicos, ampliando o desmonte da educação, saúde, políticas de assistência precarizando ainda mais as condições de vida das pessoas. Na capital capixaba, os manifestantes se concentraram pela manhã, na Praça de Jucutuquara, de onde caminharam rumo à prefeitura de Vitória.

18 de agosto ou simplesmente 18A, foi “Dia Nacional de Mobilização e Paralisação contra a Reforma Administrativa do Governo Bolsonaro”. O ato, que aconteceu simultaneamente em todo o Brasil, teve manifestações de todas as categorias e esferas do serviço público. A Adufes está participando das ações de luta e movimentos de resistência ao lado dos diversos sindicatos, centrais sindicais e movimentos populares que compõem o Movimento em Defesa de Direitos e Serviços Públicos de Qualidade (@capixabascontraareforma).

Crédito: Linneker Almeida

Além da PEC, o protesto é contra a privatização dos Correios e a Medida Provisória 1.045, que aprofunda a Reforma Trabalhista; aumentando a miséria, desemprego e forme. O dia de luta também reafirmou a consigna “Fora, Bolsonaro e Mourão!”.

Em sua intervenção durante o ato, a secretária geral da Adufes, professora Junia Zaidan, denunciou, como tem feito insistentemente desde o ano passado, o escândalo da tramitação da PEC 32. “É uma tentativa de destruição do serviço público como se fosse uma simples reforma, mas que para ser implementada precisa de fazer mais de 80 inserções na Constituição”, apontou, lembrando que não se trata de uma reforma, mas uma total desfiguração da natureza do Estado Brasileiro. Segundo ela, com as mudanças, ele deixará de ser Estado de Bem Estar Social que, pelo menos no papel está previsto, e passará a ser um Estado de bem estar Empresarial. “Estamos denunciando que a PEC 32 é autoritária, fiscalista e privatista”, acrescentou.

Live do Andes-SN com participação da Adufes. Na manhã desta quarta (#18A), durante a live do Sindicato Nacional que transmitiu mobilizações pelo Brasil, a diretoria da Adufes fez falas apontando a luta em rechaço à PEC 32.

Logo cedo, a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão e a secretária geral, Junia Zaidan, participaram da transmissão ao vivo do Andes-SN, que mostrou as manifestações pelo país.

De acordo com a presidenta Ana Carolina Galvão, “Há alguns mitos que tentamos insistentemente derrubar e dar informações para as/os servidoras/es públicos de modo geral, que em alguns casos não se percebem como parte da reforma”, lembrou, salientando que a PEC 32 vai atingir a todos e todas e não somente as/os servidoras/es que ingressarem futuramente no serviço público.

Presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, durante live do Andes-SN (#18A)

Outro ponto destacado pela presidenta é que a reforma não é uma pauta corporativa, mas um enfrentamento à proposta de diminuição da função social do Estado, pois a comprometerá a qualidade dos serviços que beneficiam todas e todos. Assista vídeo completo aqui

 

Adufes