Grito dos Excluídos retornará às ruas de Vitória

A atividade realizada como forma de protesto, promete reunir milhares na capital.

O lema do 27º Grito dos Excluídos – que ocorre tradicionalmente no dia sete de setembro –, é “Vida em Primeiro Lugar: na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já!” e dialoga com a realidade brasileira, o que inclui o Espírito Santo, marcado pela crise sanitária que já levou a óbito mais de 12.222 pela Covid-19; num contexto de desemprego, carestia e aumento da vulnerabilidade social.

A concentração para o ato presencial será na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Vitória, às 8h30. O grupo seguirá em marcha com faixas, cartazes e bandeiras rumo à Câmara de Vitória. Estão sendo esperadas para a manifestação caravanas do Norte e Sul do estado. A diretora da Adufes, professora Junia Zaidan e o diretor, Edson Cardoso, estão representando o sindicato na organização desta edição do Grito.

Edson explica que a atividade de rua seguirá os protocolos sanitários para evitar contágio e propagação do Coronavírus, em respeito à vida, à ciência e às famílias de quase 600 mil pessoas que morreram em virtude das complicações da doença e em decorrência da política genocida e negacionista adotadas desde o início da pandemia pelo governo Bolsonaro (sem partido).

Em relação à segurança das/os manifestantes, o diretor da Adufes salientou que o assunto vem sendo pautado nas reuniões de organização do Grito. “A comissão de segurança foi criada para garantir a integridade física e evitar que integrantes do ato venham a ‘cair’ em provocações durante a marcha”, disse, lembrando que a construção do ato está em reta final e uma nova reunião deve ocorrer nos próximos dias.

Alas temáticas. De acordo com a organização, a manifestação terá sete alas: terra, território e trabalho: a esperança está na organização popular (GT que a Adufes está na organização); juventude: protagonismo juvenil e participação popular; vacina já, para todos e todas; soberania e princípio democrático; militarização: racismo e preconceito; e esperançar: nós podemos reinventar o mundo.

Grito dos Excluídos. A mobilização ocorre desde 1995, promovida por movimentos sociais, sindicatos e Igreja Católica e reúne milhares de pessoas em diversas partes do país.

Adufes