Nesta quinta (19): Assembleia Geral irá deliberar sobre eleição do Conselho de Representantes e Avanço para Fase 3 do Plano de Contingência/Plano Sanitário e Educacional

Encontro ocorrerá de forma virtual às 17h e terá apenas dois pontos de pauta. O link da sala é https://adufes.webex.com/meet/adufes

Na recente plenária, ocorrida no último dia 4, em conformidade com o regimento da entidade, a categoria aprovou a prorrogação do mandato da diretoria por até 180 dias, com avaliação pela assembleia em 90 dias a partir de 9 de dezembro de 2021. No entanto, não foram discutidas as eleições do Conselho de Representantes (CR) que ocorrem no mesmo período da escolha da diretoria.

Consultada sobre todo o processo que envolve a prorrogação de mandato e a situação do CR, a Assessoria Jurídica da Adufes emitiu parecer em que destaca o artigo 15, inciso VII do regimento que confere à Assembleia competência para dispor complementarmente sobre o processo eleitoral, inclusive “(…) discussão sobre as eleições, a alteração do calendário eleitoral (ou prazo das eleições) e, consequente prorrogação do mandato”.

Assim, como medida adicional à decisão da AG, é preciso pautar as eleições do Conselho de Representantes. O CR reúne professoras/es de todos os Centros da Ufes que articulam as demandas das/os docentes desses locais com a diretoria da Adufes. O mandato é de dois anos e as eleições ocorrem juntamente com a eleição de diretoria.

Avanço para Fase 3 do Plano de Contingência/Plano Sanitário e Educacional. O Plano Sanitário e Educacional era pauta da última Assembleia (4), mas, por conta do tempo de discussão tomado pelos demais pontos, ele foi suprimido e a diretoria informou que retomaria o assunto junto à base, o que vai ocorrer no dia 19.

Na semana passada, dia 11/8, a proposta de Plano Sanitário e Educacional que foi construído com base no acúmulo em debates e também a partir da sistematização de elementos aprovados em Reunião Conjunta dos Setores do Andes-SN (IFES, IEES e IMES) -, foi avaliado pelo Conselho de Representantes em reunião ordinária. O grupo debateu aspectos importantes do plano, fez alterações e, em seguida, aprovou o documento que será apreciado pela categoria na assembleia. “A apreciação do Plano é fundamental para discutir o avanço para a Fase 3 do Plano de Contingência, daí a urgência de debater com a categoria esses temas”, explica Ana Carolina Galvão, presidenta da Adufes. Leia aqui o documento.

Acesso à Assembleia. A sala virtual estará aberta a partir das 16h30 para que as/os professoras/es possam se cadastrar e testar o acesso, áudio e vídeo.

Atenção – A/o docente que já se cadastrou para participar de qualquer atividade virtual do sindicato não precisará se inscrever novamente na plataforma. Mas quem nunca se registrou deverá preencher os dados para o primeiro acesso. É importante que a/o sindicalizada/o entre na plataforma com nome e sobrenome para que possa ser computada sua presença na assembleia.

Em caso de dificuldade, a/o docente pode entrar em contato pelo WhatsApp do setor de comunicação: 27 99943-0299.