Nota da diretoria da Adufes sobre prorrogação do mandato atual

Proposta apresentada pela base foi aprovada em Assembleia realizada nesta quarta, 4 de agosto.

A diretoria “Adufes Propositiva e Plural” colocou em discussão com a categoria os procedimentos para a realização das próximas eleições do sindicato e levou à assembleia os pareceres jurídicos das Assessorias Local e Nacional a fim de deliberar sobre as medidas necessárias para não atrasar o pleito nem prejudicar as atividades do sindicato.

Contudo, durante a AG, a diretoria tomou conhecimento da proposta de docentes da base do sindicato, que defenderam a prorrogação do mandato da atual gestão, apresentando como elementos a situação sanitária e, ao mesmo tempo, a necessidade de fortalecer as lutas que estão em curso, como a mobilização contra a Reforma Administrativa. Após ampla discussão, a plenária da categoria deliberou, primeiramente, entre as alternativas de manutenção do prazo das eleições e prorrogação do prazo das eleições (prorrogação do fim do mandato da atual diretoria). O resultado foi de 20,96% de votos pela manutenção, 70,96%, pela prorrogação e 8,06% de abstenções.

Em seguida, foi à votação a “Prorrogação do mandato da atual diretoria por até 180 dias, com avaliação feita pela AG em 90 dias a partir de 9 de dezembro de 2021”. Essa votação teve 90,19%, de favoráveis, 3,92% de contrárias/os e 5,88% de abstenções.

Dessa forma, a atual diretoria dará continuidade às atividades que vem realizando, articulando-se contra os múltiplos ataques do governo à educação e à categoria, junto aos movimentos populares, fóruns, sindicatos e centrais; lutando por condições dignas de trabalho; promovendo a escuta e o engajamento das/os docentes com o sindicato por meio das visitas aos departamentos, reuniões setoriais do Conselho de Representantes, grupos de trabalho e comissões, assembleias, bem como a permanente atualização de informações por meio de nossos canais de comunicação.

Comprometemo-nos não apenas a respeitar a decisão da base, apresentando-nos para o trabalho, mas também a envidar todos os esforços para viabilizar a eleição do sindicato, pois entendemos que o debate democrático de nossa entidade deve ser garantido não apenas por razões regimentais, mas especialmente por coerência ético-política com nossa trajetória e princípios sindicais.

Agradecemos a confiança da base no trabalho que temos desempenhado – de que a proposta de prorrogação é inequívoca expressão – e saudamos a importante discussão realizada durante a Assembleia, instância máxima deliberativa da Adufes.

Vitória, 5 de agosto de 2021

Diretoria da Adufes

Gestão “Adufes Propositiva e Plural” (biênio 2019-2021)

Adufes