13º Conad extraordinário decide sobre o próximo congresso do Andes-SN

Com o tema central “Conjuntura e Congresso do ANDES-SN”, o Conad aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro.

A plenária de Conjuntura do 13º Conad extraordinário, realizada na sexta, 15, deu destaque à unidade entre docentes e com demais categorias para barrar a Reforma Administrativa, assim como ressaltou os ataques à educação pública e à ciência e tecnologia e a necessidade derrubar Jair Bolsonaro e sua política genocida.

Congresso 2022. No sábado, 16, o debate da Plenária do Tema II – Congresso do Andes-SN ocupou as/os participantes durante toda a manhã e parte da tarde. Primeiramente, foi debatido se haveria mais de um congresso em 2021, sendo um deles ordinário e outro extraordinário, para tratar do processo eleitoral da diretoria nacional. Foram 31 votos favoráveis a um único congresso, 22 contrários e 3 abstenções. O 40º Congresso acontecerá no final do primeiro trimestre de 2022.

Em seguida, foi votado o local do congresso. A diretoria do Andes-SN havia apresentado uma proposta de realização do congresso em Brasília, mas o 39º havia deliberado por sua realização em Porto Alegre-RS. Após amplo debate, a diretoria retirou a proposta de realização na capital federal, mas ainda assim houve manutenção da proposta, que foi votada pelas/os delegadas/os. Foram 50 votos favoráveis ao Congresso em Porto Alegre, 8 votos favoráveis à realização em Brasília e 2 abstenções.

Participação da Adufes. Estiveram presentes ao 13º Conad extraordinário, eleitas/o pela assembleia da Adufes, a professora Ana Carolina Galvão (delegada), Fernanda Binatti (observadora/suplente) e Alexandre Curtiss (observador).

 

Adufes