Cepe aprova alteração do calendário acadêmico conforme solicitado pela Adufes desde maio de 2021

Sessão ocorrida na segunda, 18, teve votação unânime.

Em 29 de abril, em assembleia da categoria, foi aprovada a solicitação de intervalo de 30 dias entre os semestres letivos. Depois disso, a Adufes encaminhou o pedido à Administração Central por quatro vezes e discutiu o assunto em duas reuniões com a Reitoria. Hoje, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) alterou o calendário e garantiu o recesso/férias, de 19/12/2021 a 23/01/2022.

Na avaliação do conselheiro Felipe Skiter (representante TAE), que foi parecerista do processo, “a alteração no calendário privilegia as condições de trabalho e descanso dos trabalhadores e estudantes da Ufes, ante o extremo desgaste e cansaço provocado pela pandemia e o trabalho remoto. Conseguimos ainda ampliar as férias de janeiro sem impactar negativamente no final do semestre 2021/2, que continua terminando em 26 de março de 2022”.

“Foram cinco meses de luta para que a decisão fosse tomada”, destacou a secretária geral da Adufes, Junia Zaidan. Suplente na representação do CCHN, substituindo o Professor Rafael Gomes, Junia participou da sessão e destacou o adoecimento docente constatado na pesquisa realizada pelo sindicato. “Infelizmente, precisamos ver avançar a exaustão e a deterioração da saúde das pessoas até que o calendário fosse alterado”, disse Junia.

A diretoria da Adufes agradece ao empenho e sensibilidade das/os conselheiras/os e assegura que dará continuidade às demais reivindicações que tem feito em favor da categoria e das condições de vida de todas e todos.

Adufes