Sessão ocorrida na segunda, 18, teve votação unânime.
Em 29 de abril, em assembleia da categoria, foi aprovada a solicitação de intervalo de 30 dias entre os semestres letivos. Depois disso, a Adufes encaminhou o pedido à Administração Central por quatro vezes e discutiu o assunto em duas reuniões com a Reitoria. Hoje, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) alterou o calendário e garantiu o recesso/férias, de 19/12/2021 a 23/01/2022.
Na avaliação do conselheiro Felipe Skiter (representante TAE), que foi parecerista do processo, “a alteração no calendário privilegia as condições de trabalho e descanso dos trabalhadores e estudantes da Ufes, ante o extremo desgaste e cansaço provocado pela pandemia e o trabalho remoto. Conseguimos ainda ampliar as férias de janeiro sem impactar negativamente no final do semestre 2021/2, que continua terminando em 26 de março de 2022”.
“Foram cinco meses de luta para que a decisão fosse tomada”, destacou a secretária geral da Adufes, Junia Zaidan. Suplente na representação do CCHN, substituindo o Professor Rafael Gomes, Junia participou da sessão e destacou o adoecimento docente constatado na pesquisa realizada pelo sindicato. “Infelizmente, precisamos ver avançar a exaustão e a deterioração da saúde das pessoas até que o calendário fosse alterado”, disse Junia.
A diretoria da Adufes agradece ao empenho e sensibilidade das/os conselheiras/os e assegura que dará continuidade às demais reivindicações que tem feito em favor da categoria e das condições de vida de todas e todos.
Adufes