Entidades do Movimento em Defesa de Direitos e Serviços Públicos de Qualidade lançam Campanha de outdoors ‘Quem votar não volta’ contra a Reforma Administrativa

Objetivo da ação é pressionar o deputado Evair Melo (PP) e demais parlamentares capixabas a votarem contra a PEC 32 , e apresentar à população os riscos, se aprovada a reforma.

“Votou sim para o relatório da PEC 32 que destrói o serviço público”. A frase aparece junto à imagem do Deputado Federal capixaba Evair de Melo (PP) no outdoor. Evair votou favoravelmente ao projeto da reforma administrativa na Comissão Especial na Câmara dos Deputados, em setembro. Com a campanha, a articulação para reeleição do deputado estará em risco. Os outdoors com foto de Evair já estão em vários pontos da capital e também em Cachoeiro de Itapemirim – onde está concentrada sua base eleitoral.

“Quem votar não volta” é o mote da campanha usada nacionalmente e também pelo Movimento em Defesa de Direitos e Serviços Públicos de Qualidade que integra cerca de 40 entidades e tem a Adufes como uma de suas principais articuladoras. Como primeira parlamentar da bancada capixaba a votar favoravelmente à proposta, o deputado Evair de Melo (PP) foi o primeiro a estampar a peça publicitária. Thalismar Gonçalves, dirigente do Sinasefe-Ifes, explica que a ação é uma das formas de pressionar contra a aprovação da PEC 32.

“Estamos expondo a nossa indignação e dando conhecimento à população de que esse deputado não tem compromisso com as pautas das trabalhadoras e trabalhadores. E mais, não tem interesse em manter os serviços na área de saúde, educação e segurança, entre outros”, destaca. A PEC foi aprovada na comissão especial por 28 x 18 votos e a qualquer momento poderá entrar em votação na Câmara.

“A intensificação das mobilizações contra a Reforma Administrativa é fundamental nos próximos dias. Por isso, estamos ocupando Brasília desde setembro em vigília permanente com a participação de diversas categorias, fazendo abordagens aos parlamentares nos aeroportos, para que mudem de voto, aqueles que são favoráveis à PEC”, disse Talismar, reforçando que é fundamental manter o estado de mobilização sobre as/os parlamentares nesta semana e na próxima, para acompanhar esse momento decisivo de tramitação da PEC.

O representante do Sinasefe-Ifes também destacou a possibilidade do “vira voto”. Ele acredita que a luta pela mudança de votos junto aos parlamentares pode contribuir para que eles e elas se conscientizem dos impactos aos serviços públicos, à população que depende essencialmente da oferta desses serviços e aos servidores que perderão a estabilidade. “Caso seja aprovada, a PEC permitirá ainda a abertura para a privatização em várias áreas”, finaliza, reforçando a importância da luta dos trabalhadores, de forma geral.

Adufes