24 de novembro: lançamento livro “Lula Rocha, Salve Salve: políticas de luta e amizade”

A Adufes lança, em parceria com o Fórum Capixaba de Lutas Sociais, na próxima quarta-feira, 24 de novembro, às 19 horas, o livro “Lula Rocha, Salve Salve: políticas de luta e amizade”. O evento será online, por meio da plataforma Webex da Adufes (link: adufes.webex.com/meet/adufes). Haverá transmissão ao vivo pela página da Adufes no Facebook, como uma das ações do Novembro Negro, mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra (20/11).

Falecido em 11 de fevereiro de 2021, aos 36 anos, Lula Rocha foi um importante militante do Movimento Negro, da Educação Popular e dos Direitos Humanos no Espírito Santo. Ele foi líder do Fórum Estadual da Juventude Negra (Fejunes), que denunciou o extermínio de jovens negros no Estado, além de ser um dos fundadores do Círculo Palmarino, e de atuar na Coalização Negra por Direitos, entidades nacionais do Movimento Negro. Lula participava também do bloco de carnaval AfroKizomba e da escola de samba Unidos da Piedade.

Lula Rocha também atuou na Pastoral Operária; na coordenação do Fórum Igreja e Sociedade em Ação, que articulava movimentos socais e Igreja Católica; e na coordenação do maior cursinho popular do estado, a Rede AfirmAção, que contribui para inserir jovens das periferias nas universidades. Durante a pandemia, a Rede AfirmAção realizou ações para ajudar estudantes e suas famílias e Lula Rocha foi fundamental no diálogo com o Governo do Estado para atendimento às necessidades da população negra, a mais atingida pela pandemia e pela crise econômica.

Nosso companheiro lutou junto da Adufes, em ações ligadas aos direitos humanos e contra a PM nos campi da Ufes. Também fundou junto da Adufes, e de outros movimentos e coletivos, o Fórum Capixaba de Lutas Sociais, por ocasião do assassinato de centenas de pessoas, em sua maioria, jovens pretos e pobres da periferia, durante a greve da PM, em 2017. Estivemos ombro a ombro denunciado a política austericida e truculenta dos governos de Paulo Hartung e Casagrande e construindo a memória dessas lutas, legado que Lula nos deixa, convocando-nos para os enfrentamentos pelo povo trabalhador.

Lula Rocha, presente!

#Adufes #Ufes #MovimentoNegro #DiaDaConsciênciaNegra #LutaAntirracista #VidasNegrasImportam

Adufes