Assembleia elege delegação para o 40º Congresso do Andes-SN

Dez mulheres foram eleitas delegadas, 12 suplentes de delegadas e três observadores. A plenária ocorreu na segunda, 24/01.

Com o tema “A vida acima dos lucros: Andes-SN 40 anos de luta!”, o congresso será em Porto Alegre, entre os dias 27 de março e 1° de abril, sob a organização da Seção Sindical da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Congresso, que é a instância máxima de deliberação do Sindicato Nacional, será o primeiro evento presencial da entidade desde o início da pandemia de Covid-19.

As docentes eleitas como delegadas foram Junia Zaidan (Centro de Ciências Humanas e Naturais), Ana Carolina Galvão (Centro de Educação), Jacyara Paiva (Centro de Educação), Aline Bregonci Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), Sonia Lopes (Centro de Educação), Fernanda Binatti (CEI Criarte/Centro de Educação), Monica Vermes (Centro de Artes), Juliana Melim (Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas), Lívia Moraes (Centro de Ciências Humanas e Naturais) e Priscila Chaves (Centro de Educação).

São suplentes das delegadas as/os professoras/es: Ricardo Behr (aposentado – Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas),  Raphael Góes (Centro Universitário Norte do ES), Ana Claudia Meira (Centro de Ciências Agrárias e Engenharias), Luciana Soares (CEI Criarte/Centro de Educação), Alexandre Curtiss (Centro de Artes), Rafael Bellan (Centro de Artes), Alexandre Cunha (Centro de Ciências da Saúde), Gabriel Luchinni (Centro de Ciências Exatas), Leonardo Dutra (Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas), Rafael Vieira Teixeira (Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas), Nelson Figueiredo (Centro de Educação Física e Desportos), José Antônio da Rocha Pinto (Centro de Ciências Exatas).

Vão participar do 40º Congresso, como observadores, Iguatemi Rangel (Centro de Educação), Luiz Alexandre Oxley (Centro de Educação Física e Desportos) e Marcelo Barreira (Centro de Ciências Humanas e Naturais).

Credenciamento e vaga da diretoria. O credenciamento é prévio, digital e poderá ser feito até o dia 28 de fevereiro, com o envio da documentação regimental da delegação. A presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, explicou durante a plenária que a/o representante de diretoria pode ser indicada/o por carta da seção sindical ou constar da ata da AG. “Ocorre que estamos iniciando o processo eleitoral de nova diretoria, a Comissão Eleitoral está sendo eleita hoje, mesma data da escolha da delegação”, disse.

Não sendo possível saber se o processo eleitoral ocorrerá antes ou depois do Congresso, ou ainda, se na ocasião do evento quem responderá pela diretoria será a atual ou a nova gestão e por essa razão entendendo que se trata de um caso omisso às orientações de credenciamento (até 28 de fevereiro), a diretoria solicitou que a Comissão organizadora do 40º Congresso / Direção do Andes-SN) autorize a Adufes para que confirme o nome de quem ocupará a vaga da diretoria, no máximo, até o dia 25 de março de 2022. Até o momento o sindicato não recebeu retorno da direção nacional, razão pela qual a diretoria propôs durante a AG que fossem eleitas/os dez delegadas/os, independente de “reserva de vaga” da diretoria. A categoria não manifestou objeção.

Medidas de prevenção à Covid-19. De acordo com o Sindicato Nacional, diante das condições impostas pela pandemia, a comissão organizadora do evento está definindo protocolos a serem seguidos com o objetivo de garantir a segurança sanitária das/dos participantes do 40º Congresso. Uma das medidas é a apresentação de passaporte de vacinação e declaração de compromisso de testagem de todas as delegações.

Comissão Eleitoral e construção da greve unificada. Como já divulgado pelo sindicato, também foi ponto de pauta da AG a constituição da Comissão Eleitoral para a eleição da diretoria da Adufes. Foram eleitos, como titulares, Antônio Carlos Amador Gil – Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Edivaldo José Bortoleto – Centro de Educação (CE), Leonardo Lucio Vieira Machado – Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) e Luiz Alexandre Oxley da Rocha (suplente) – Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). A categoria também aprovou a construção da greve unificada do serviço público federal, cuja pauta recobre reposição salarial para todas as categorias, revogação da EC 95 e arquivamento da PEC 32 (Reforma Administrativa).

A articulação nacional da greve definirá nas próximas semanas encaminhamentos para a mobilização que vem se ampliando desde dezembro de 2021.

Saiba mais em: 

Eleita comissão para eleições da Adufes em 2022

Greve unificada dos servidores públicos federais – Adufes aprova construção do movimento

Adufes