Retrospectiva 2021 de Lutas da Adufes é destacada em vídeos

Clique AQUI e veja a playlist completa no canal do Youtube.

São quatro episódios separados por trimestres que relembram as principais lutas e ações encampadas pela Adufes ao longo de 2021. Um quinto vídeo traz atividades que percorreram o ano de 2020 e 2021, como a mobilização contra a Reforma Administrativa realizada com a coordenação da Adufes no âmbito do Movimento em Defesa de Direitos e Serviços Públicos de Qualidade, a campanha Vida de Servidor e, no último trimestre de 2021, a Jornada de Luta contra a Reforma Administrativa, em Brasília.

As investidas de Bolsonaro para retirar direitos e precarizar ainda mais a educação pública, no contexto de pandemia, demandaram atuação combativa em defesa da categoria, bem como da classe trabalhadora. Esses e outros pontos podem ser conferidos no primeiro vídeo em que são destacadas as ações dos meses de janeiro a março. A Adufes participou de carreatas contra o retorno das aulas presenciais na Educação Básica; lançou a websérie “Adufes nos Centros – onde a Ufes é feita”; e realizou pesquisa sobre trabalho/ensino remoto.

Dando prosseguimento à retrospectiva, o segundo vídeo apresenta as ações realizadas entre abril e junho. Alguns dos principais temas recordados na produção foram a participação da Adufes, Sintufes e DCE e suas bases em reunião com a reitoria; o debate realizado com as chapas que concorreram a assentos no Conselho Universitário e os atos pelo “Fora, Bolsonaro” no ES.

O terceiro episódio, referente às lutas de julho a setembro, mostra a negociação com a Unimed, que garantiu a redução no percentual de reajuste do plano de saúde; assembleias da categoria que aprovaram a prorrogação do mandato da diretoria e do Conselho de Representantes. O vídeo também destaca a divulgação dos resultados da pesquisa realizada com a categoria docente sobre os impactos do ensino remoto nas condições de trabalho e saúde docentes.

Já o quarto episódio, que contempla os meses de outubro a dezembro, ressalta, entre as várias lutas, a Ação Civil Pública para afastar a ilegalidade da exigência do certificado de imunização na Universidade com que a Adufes ingressou. Outro resultado positivo decorrente da reivindicação do sindicato foi a aprovação, pelo Conselho Universitário, da realização das transmissões ao vivo das sessões dos Conselhos Superiores.

Reforma Administrativa. O quinto e último vídeo da série da Retrospectiva Adufes – 2021 apresenta os principais momentos da Campanha Vida de Servidor, ações desenvolvidas pelo Movimento em Defesa de Direitos e Serviços Públicos de Qualidade e a Jornada de Luta em Brasília, que mostraram ao Congresso Nacional a força do Serviço Público Brasileiro na luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020). A produção destaca, no entanto, que é preciso continuar no enfrentamento para derrotar essa reforma.

 

Adufes