Nota da Diretoria da Adufes sobre a eleição de sua delegação para o 40º Congresso do Andes

Conforme informado na Assembleia Geral (AG) realizada em 24/01, a Diretoria da Adufes enviou ao Andes-SN (20/01), a solicitação de dilatação do prazo de confirmação do nome da diretoria para o 40º Congresso, tendo em vista o processo eleitoral iniciado na data da AG, com a escolha da Comissão Eleitoral (CE).

A Diretoria da Adufes não recebeu retorno e, por esse motivo, sugeriu à AG eleger 10 docentes, sem “reserva de vaga” da Diretoria. Não houve proposições em contrário e assim foi realizada escolha da delegação da Adufes.

Em 28/01, a Diretoria da Adufes recebeu da Secretaria do Andes-SN o seguinte retorno: “A situação de processo eleitoral da seção sindical em período de credenciamento para evento deliberativo nacional é uma realidade que não constitui caso omisso e a resolução dessa questão deve se dar no âmbito da autonomia das respectivas ssind, podendo haver indicação por AG ou acordo entre as forças políticas envolvidas. Infelizmente a Comissão Organizadora não poderá abrir exceções ao prazo de credenciamento em virtude dos desafios operacionais e da garantia da isonomia entre as ssind”.

Registramos nossa concordância com a autonomia das seções sindicais e entendemos que nossa proposição, acolhida pela AG, de eleição de 10 pessoas, sem “reserva de vaga” para a Diretoria, foi a mais adequada. Contudo, ressaltamos que não se trata de acordo entre as forças políticas, uma vez que o processo eleitoral está em curso e a vaga da diretoria não poderia ser ocupada de outra forma.

Nos dias seguintes à AG, a CE estabeleceu a data do pleito (22/03) e divulgação dos resultados finais em 25/03. O Congresso se inicia em 27/03 e, dessa forma, não haverá tempo hábil para que a nova diretoria tome posse antes do Congresso. Assim, considerando: o prazo de credenciamento previsto pelo Andes-SN (28/02); a manutenção da atual diretoria na data do Congresso; informamos que será credenciada, pela Diretoria, a atual presidenta da entidade, Ana Carolina Galvão, que se submeteu à escolha da categoria e foi eleita com 33 votos.

Vitória, 18/02/22

Diretoria da Adufes

Gestão Adufes Propositiva e Plural

Adufes