Eleições Adufes 2022: chapas respondem perguntas da base e apresentam propostas em debate; assista

Presidentes das duas chapas que concorrem à direção do sindicato participaram do debate na quinta-feira, 10. A atividade foi transmitida virtualmente

Com o intuito de ampliar as informações da base sobre as chapas que disputam as Eleições Adufes 2022, a Comissão Eleitoral (CE) responsável pelo pleito promoveu um debate entre os candidatos a presidente que disputam a direção do sindicato. Na oportunidade, a categoria pôde fazer perguntas às chapas e ouvir as propostas de ambos os lados. A atividade aconteceu nessa quinta-feira, 10, na sede da Adufes, no campus de Goiabeiras, em Vitória, e foi transmitida pelo canal do sindicato no YouTube (confira aqui).

Cada chapa pôde levar até seis convidados ao evento. O debate não foi aberto ao público por conta das normas sanitárias, em respeito ao distanciamento social, que se faz necessário diante da pandemia de Covid-19, que ainda não acabou. Os/as sindicalizados/as puderam enviar as perguntas por e-mail.

Participaram do debate o presidente da Chapa 1 – ADUFES VIVA E DEMOCRÁTICA, Alexandre Curtiss, e a presidenta da Chapa 2 – Autonomia & AfirmAção, Junia Zaidan. A discussão durou cerca de 3 horas. No início da atividade, a mediadora, a jornalista Aline Dias, sorteou a chapa que lideraria a ordem de respostas às perguntas, tendo a chapa 2 ganhado e liderado as respostas.

 

Candidatos que disputam as eleições da Adufes 2022 e a mediadora do debate.

O debate foi organizado em quatro blocos. O primeiro foi para apresentação das chapas; o segundo para perguntas entre chapas; o terceiro para perguntas orais e escritas das/os eleitoras/es sindicalizadas/os; e no quarto foi feito o encerramento com considerações finais de cada chapa.

“A minha avaliação é que foi muito positivo. O debate ocorreu como o esperado. Foi um debate longo, mas ele foi representativo, dentro das condições que nós tivemos. Por conta das condições de biossegurança, só podiam vir seis convidados de cada chapa presencialmente, mas mesmo assim nós tivemos uma boa participação dos eleitores/as por e-mail. E o elenco de perguntas foi bem amplo. Eu acho que com certeza os/as docentes sindicalizados/as da Adufes que tenham assistido ou que depois consultem o link do vídeo do debate poderão refletir sobre as propostas de cada chapa e tomar a decisão para a votação no dia 22 de março”, destacou o presidente da comissão eleitoral, Antonio Carlos Amador Gil.

O presidente da CE explica que o debate é uma tradição na Adufes e estava previsto nas normas eleitorais, caso houvesse mais de uma chapa inscrita no pleito. “É uma tradição do nosso sindicato, uma tradição democrática. Nós sempre privilegiamos o momento do debate entre as chapas”, frisou.

A atividade aconteceu sem nenhuma intercorrência e conforme o esperado pela comissão. “Ficamos muito contentes porque recebemos felicitações de ambas as chapas. Acreditamos que fizemos o melhor trabalho, no intuito de dar às duas chapas as mesmas condições de debate e acredito que, a partir das felicitações que recebemos no final, esse objetivo foi alcançado”, finalizou Gil.

Acesse o canal do sindicato no YouTube e assista ao debate: https://youtu.be/hJ-q8_XhFqg

Adufes