Categoria aprova para 6 de julho um dia de mobilização e luta na Ufes contra os ataques do Governo Bolsonaro

Além disso, Assembleia Geral elegeu delegação para o 65º Conad e aprovou por unanimidade a previsão orçamentária do Sindicato para 2022. Confira as fotos no final da matéria!

A Adufes realizou nesta sexta-feira, 24, uma Assembleia Geral (AG) em sua sede, no campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória-ES. A categoria aprovou a realização de uma mobilização com paralisação e atividades de ocupação durante um dia para 6 de julho. Foi aprovado, ainda, que a Comissão Local de Mobilização (CLM) definirá toda a metodologia dos atos que serão realizados, assim como a forma de consultar a base sobre a avaliação das atividades e os próximos passos no enfrentamento aos ataques do Governo Bolsonaro à Educação e ao serviço público como um todo.

A manifestação do dia 6 de julho engloba diversas pautas, entre elas a revogação do bloqueio de 14,5% (posteriormente reduzido à metade deste percentual) dos recursos orçamentários de 2022, promovido pelo Governo Federal e que coloca em risco o funcionamento da Ufes e até mesmo a assistência estudantil; a luta contra a retirada de direito anual ao reajuste do salário, que acumula perdas de 19,99% nos últimos três anos; reivindicação de arquivamento da PEC 32 (Reforma Administrativa) que promoverá o desmonte do serviço público e ameaça a carreira docente de extinção; luta pela revogação do Teto de Gastos (EC95), que tem estrangulado o orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior e destruído o sistema de ciência e tecnologia; defesa do ensino presencial e rechaço ao Reuni Digital, proposta que visa expandir vagas via Ensino a Distância (EaD) e criar uma Universidade Federal Digital; e posicionamento contrário à intervenção de Bolsonaro na autonomia das IFES por meio da escolha de dirigentes não eleitas/os nos primeiros lugares das listas tríplices (cerca de 28 intervenções desde o início de seu governo).

Conad

Durante a AG desta sexta-feira, 24, foi eleita a delegação para o 65º Conad. A diretoria da Adufes decidiu submeter à votação  o nome da direção indicado para ocupar a posição de delegada com direito à voto no Congresso. Porém, a assembleia geral confirmou a praxe de colocar um membro da diretoria nessa posição e a secretária-geral da Adufes, Aline Bregonci, será a delegada. Além disso, foram eleitas/os observadoras/es. Confira a lista completa:

  • Aline Bregonci – CCAE/Alegre e secretária-geral da Adufes (delegada)
  • Luciana Soares – CEI Criarte/CE (suplente de delegada)
  • Bernardete Gomes Mian – aposentada do CCJE (observadora)
  • Fabiola Alves Coutinho Gava – CCJE (observadora)
  • Fernanda Binatti – CEI Criarte/CE (observadora)
  • Francisco Mauri de Carvalho Freitas – CEFD (observador)
  • Leonardo Dutra – CCJE (observador)
  • Luiz Alexandre Oxley da Rocha – CEFD (observador)
  • Iguatemi Rangel – CE (observador)
  • José Antônio da Rocha Pinto – CCE (observador)
  • Marcelo Barreira – CCHN (observador)
  • Ricardo Behr – aposentado do CCJE (observador)

O 65º Conad será realizado de 15 a 17 de julho, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista-BA, sob organização da Associação de Docentes da Uesb – Seção Sindical do ANDES-SN (Adusb SSind.). O evento, que é uma instância deliberativa do Sindicato Nacional, terá como tema “Retorno presencial com condições de trabalho e políticas de permanência para fortalecer a luta por Educação Pública e liberdades democráticas”.

Durante a AG, a delegação recebeu instruções para envio, ainda na sexta-feira (24), da documentação relativa à vacinação contra a covid e outros documentos condicionantes para o credenciamento no Conad. A Secretaria da Adufes também enviou por e-mail as instruções.

Finanças

Além da eleição da delegação para o 65º Conad, a AG aprovou por unanimidade a Previsão Orçamentária para 2022 (clique e confira o documento) e os balancetes do Sindicato de 2021 (clique e confira o documento).

De acordo com a presidenta da Adufes, Junia Zaidan, a assembleia demonstrou que há um sentimento generalizado entre a categoria de que é preciso se mobilizar contra os ataques do Governo Bolsonaro. “O que ouvimos foi uma posição unânime de que é preciso fazer algo. Mesmo havendo divergências quanto à forma de fazer, todas e todos estão inquietos e reconhecem a gravidade da situação”.

Sabotagem

Durante a realização da AG, a transmissão online sofreu uma invasão seguida de uma sabotagem que colocou no ar um vídeo com imagens violentas sem relação com a Assembleia, o que acabou interferindo no sistema de som na sede da Adufes e atrapalhando as falas que estavam sendo feitas. Por fim, a transmissão foi derrubada e a AG deixou de ser transmitida.

A Adufes já solicitou todos os relatórios da plataforma Webex com o objetivo de estabelecer a origem do ataque e evitar novos transtornos.

Transporte e espaço de convivência infantil

A Adufes ofereceu, com ampla divulgação, às/aos docentes associadas/os residentes no interior o custeio do deslocamento e hospedagem. Além disso, até que a sabotagem ocorresse, o encontro teve transmissão online pelo Webex para participação virtual na discussão, franqueando a votação exclusivamente a quem participou presencialmente, em observância ao Regimento do sindicato.

Para quem precisasse ir à AG com crianças, foi oferecido pela Adufes espaço de convivência infantil, também com ampla divulgação, incluindo monitoria, para que mães,  pais e responsáveis pudessem deixar as/os pequenas/os enquanto participassem das decisões da categoria.

     

Adufes