Covid-19: Adufes vem cobrando medidas concretas da Reitoria da Ufes para reduzir circulação do vírus nos campi

O sindicato teve acesso a muitos relatos de docentes sobre iniciativas individuais de fornecer máscaras a estudantes e solicitar que eles fiquem em casa, caso confirmem suspeita de Covid, entre outras

Os casos de Covid-19 avançam dentro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com inúmeros relatos de afastamentos e resultados positivos nas testagens tanto entre estudantes quanto entre docentes, servidoras/es técnico-administrativos e terceirizadas/os. No Restaurante Universitário (RU), onde há imensa circulação de pessoas sem máscaras, a informação é de que pelo menos 30% do quadro de trabalhadoras/es testou positivo, número que pode ser ainda maior uma vez que as/os funcionários são precarizados e têm medo de se testar e perder o dia de trabalho com desconto no salário, já que  há dificuldades para atestar formalmente o adoecimento.

O sindicato teve acesso a muitos relatos de docentes sobre iniciativas individuais de fornecer máscaras a estudantes; solicitar que estudantes fiquem em casa, caso confirmem suspeita de covid; insistir que usem máscara na aula. A Comissão Local de Mobilização da Adufes, em panfletagem no dia 9 de junho, visitou diversas salas de aula em que poucas pessoas usavam máscaras.

A Adufes considera que a comunidade acadêmica está em risco e já cobrou em reunião com a Reitoria, no dia 19 de maio, a realização da campanha prevista no Plano de Biossegurança e a manutenção e monitoramento do uso obrigatório de máscaras mesmo quando o próprio Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus (COE) havia recomendado a flexibilização. Além disso, o Sindicato solicitou que a situação vacinal da comunidade acadêmica fosse informada .

Um oficio foi encaminhado à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep)  no dia 7 de junho pedindo novamente informações sobre as medidas concretas para a contenção dos casos de Covid-19 dentro da Ufes, incluindo o Plano de Biossegurança e providências efetivas quanto a membros da comunidade que não se vacinaram. A Adufes segue no aguardo de retorno da Progep. Clique aqui e confira o ofício.

Além disso, no mesmo dia, um segundo ofício foi protocolizado solicitando à Reitoria uma nova reunião com a Adufes, que, entre os pontos de pauta, debaterá as questões relacionadas à segurança sanitária na Ufes. Assim que houver retorno, a Adufes publicizará em suas redes. Clique aqui e confira o ofício. É urgente que medidas concretas sejam tomadas para que o vírus não se alastre ainda mais, considerando que, mesmo em casos leves da doença, a chamada Covid Longa é uma preocupação de especialistas, uma vez que suas consequências ainda são praticamente desconhecidas e podem impactar a vida das pessoas contaminadas por anos.

Adufes