Diretoria da Adufes realiza reunião com Reitoria e negocia ampliação de prazo para debate das propostas de mudanças na Resolução 60/92 sobre carga horária docente

Além disso, Reitoria reconheceu a necessidade de mudanças na proposta e maior debate sobre o texto. Contratação de intérpretes de Libras também foi pauta do encontro

A diretoria da Adufes participou nesta quarta-feira, 27, de uma reunião com a Reitoria da Ufes. Entre as pautas do encontro estava a proposta de alteração da Resolução 60/92, que modifica o cômputo da carga horária docente, atingindo as atividades de professoras/es para planejamento, formação, pesquisa, extensão e até mesmo ocupação de funções de gestão e no Sindicato. Saiba mais sobre os principais problemas da proposta clicando aqui.

No encontro, que reuniu diversos componentes da Administração Central, a Reitoria sinalizou que reconhece a necessidade de extensão do prazo para o debate da proposta nos Centros de Ensino, ampliando a discussão. Além disso, foi registrado que a expectativa em relação à revisão da Resolução era de solucionar discrepâncias entre centros diversos, que acaba produzindo uma desigualdade e não a redução de carga horária para planejamento.

“A proposta como está redigida implica flagrante retrocesso e retirada de direitos da categoria”, afirmou a presidenta da Adufes, Junia Zaidan, em uma de suas intervenções, reforçando que esta é a posição da totalidade de docentes com quem a Adufes tem dialogado desde 1 de julho, nas diversas reuniões de departamento, de Conselhos Departamentais e plenárias e pelos canais do sindicato nas recentes ações de Comunicação de fomento desta pauta.

Em um próximo encontro a Adufes debaterá com a Reitoria a produção do estudo de impacto das mudanças promovidas pelas propostas de mudanças na Resolução 60/92 na carreira docente e nas atividades da Ufes, solicitado no Ofício 92/2022, junto das demais reivindicações.

A Adufes tem se colocado à disposição dos Centros de Ensino, seja por meio de participação como convidada em encontros realizados por eles, seja promovendo plenárias próprias, para contribuir no amplo debate do tema. Na terça-feira, 26, o Sindicato esteve representado por Junia Zaidan em uma plenária virtual do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN). No dia 2 de agosto já está marcada nova plenária virtual, dessa vez do Centro de Artes (CAr). E no dia 9 de agosto o encontro será presencial no auditório do Centro Tecnológico (CT). Assim que os demais Centros de Ensino confirmarem suas datas, uma lista completa das plenárias será divulgada.

Acessibilidade em LIBRAS

Durante a reunião, foi estabelecido, ainda, um diálogo para o fortalecimento da acessibilidade na Universidade. Com relação a crescente população de discentes surdas/os, a defasagem de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) configura um problema e a preocupação da Adufes tem sido na direção de lutar contra a terceirização indiscriminada em diversos setores. Contudo, a Reitoria garantiu que a contratação de terceirizadas/os é temporária, enquanto a realização de concursos está bloqueada e que tem ações previstas para a contratação temporária de profissionais por meio de um programa de aperfeiçoamento profissional que envolve bolsas para tutores egressos do curso de Letras-Libras e Pedagogia para atuarem como intérpretes e tradutores, pedagogas/os e cuidadoras/es.

Eleição de representante docente no CUn

A vaga de representante docente que está aberta no Conselho Universitário (CUn) também foi pauta do encontro e a Reitoria reconheceu a importância da realização do processo eleitoral para a ocupação da vaga. Para isso, uma comissão eleitoral já está constituída e tão logo a Comissão de Legislação e Normas (CLN) libere o parecer para o Conselho Universitário, a plenária do CUn deliberará.

A vacância acontece porque o professor Mauricio Abadalla se afastou para concorrer às eleições de 2022. A suplente, professora Maria Amélia Dalvi, também está impossibilitada de assumir o assento. A Adufes já havia emitido um parecer jurídico, por meio de sua Assessoria Jurídica, e enviado Ofício à Reitoria enfatizando a importância da realização de nova eleição, considerando que o candidato cuja chapa foi derrotada nas eleições de 2021 pleiteia a vaga e aguarda a deliberação do CUn.

Confira o parecer da Assessoria Jurídica da Adufes.

Confira o ofício enviado pela Adufes à Reitoria.

Adufes