Luta na Rede Federal: Sinasefe Ifes lançará documentário “Educação não é mercadoria” nesta sexta, 8

O lançamento ocorrerá no Teatro do Ifes campus Vitória, às 17h30. A Adufes cedeu fotografias do seu acervo, apoiando a produção da película

Luta na Rede Federal! O Sinasefe Seção Ifes lançará no dia 8 de julho o documentário “Educação não é mercadoria”, que resgata a memória da primeira greve das/os servidoras/es do Instituto Federal, realizada em 2011. O lançamento ocorrerá no Teatro do Ifes campus Vitória, em Jucutuquara, às 17h30.

O filme é uma produção do Sinasefe Ifes e é dirigido pelo documentarista Ricardo Sá. A Adufes cedeu fotografias do seu acervo, apoiando a produção da película.

O documentário tem 36 minutos e apresenta depoimentos de servidoras/es que participaram do comando de greve e da diretoria do Sinasefe Ifes à época, além de estudantes e do advogado trabalhista André Moreira, responsável pela defesa de oito grevistas em um processo administrativo disciplinar, nitidamente motivado pela perseguição política a lideranças do movimento.

A greve de 2011 é considerada o maior movimento das/os servidoras/es do Ifes, tendo também mobilizado estudantes e alcançado todos os campi do Instituto. Naquele momento, a Rede Federal vivia um processo de expansão, que esteve em disputa nos embates da longa paralisação. O eixo central das pautas local e nacional incluía: perdas salariais e discrepâncias na carreira, condições de trabalho e democratização da gestão.

Assista ao trailer e participe do lançamento no dia 8!

Adufes