Vinculação do Andes à central sindical CSP Conlutas é debatida na reunião do Pleno Grupo de Trabalho Política de Formação Sindical

Adufes garante participação de representante e ampliará discussão nas bases

O Pleno Grupo de Trabalho Política de Formação Sindical (GTPFS) se reuniu neste fim de semana na sede do ANDES-SN, em Brasília para discutir os diversos encaminhamentos do Congresso a respeito do plano de lutas.

Entre os diversos temas do evento, a filiação do sindicato nacional à central sindical CSP Conlutas teve centralidade e será pauta única do Conad extraordinário agendado para novembro.

Um dos membros do GTPFS na Adufes, o professor aposentado Ricardo Behr esteve na reunião e reforçou importância da organização do nosso sindicato para além dos muros da nossa categoria. “Historicamente, sempre defendemos que as coisas não se resolvem apenas internamente no segmento docente, mas vinculadas a espaços organizativos superiores que possam catapultar a luta”, destaca Ricardo.

O professor, que é 1º Tesoureiro da Regional Leste, reforça a urgência do debate mas seções sindicais, lembrando que o Conad extraordinário não definirá vinculação ou desvinculação, mas aprofundará o debate. ” Nunca deixamos de ser protagonistas no debate nas centrais e nossa participação, enquanto categoria, nas decisões de nossa classe é fundamental.”

Os encaminhamentos da reunião do Pleno do GTPFS incluem:

1- O Conad extraordinário de novembro deverá fazer o balanço e não indicar a saída ou não dá CSP;
2- Construir um seminário nacional sobre organização sindical , sobre como o Andes se organiza, qual o papel da central sindical;
3- Fazer o debate da CSP em conjunto com outras pautas para aproximar a base;
4- Apresentar dados históricos das conquistas sindicais.

“Nosso desafio é dar visibilidade a essa pauta da nossa vinculação a central sindical nesse momento em que temas locais e também a luta para derrotar Bolsonaro compõem nossa agenda de lutas”, afirma Junia Zaidan, presidenta da Adufes e membro do GTPFS.

A diretoria da Adufes realizará, localmente, o debate por meio do apoio às ações do GTPFS e também em AGs e outras atividades a serem divulgadas em breve.

Adufes