Adufes manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-reitor Romulo Augusto Penina

A Adufes manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-reitor da Ufes, Romulo Augusto Penina, ocorrido nessa terça-feira, 20. O corpo do professor aposentado foi cremado nesta quarta-feira, 21, no Cemitério Jardim da Paz, na Serra.

Penina, como era conhecido, deixou como legado ações que afirmaram a função social da Ufes, assim como a ampliação da sua infraestrutura, equipamentos sócio-culturais e a expansão de cursos de graduação e programas de pós-graduação, incluindo o interior do Estado.

O professor era cirurgião-dentista formado pela Ufes e lecionou na instituição por mais de 30 anos. Exerceu o cargo de reitor por dois mandatos: de 1980 a 1984 e de 1988 a 1992.

No primeiro mandato, Penina dedicou atenção especial à função social da Universidade, especialmente à assistência hospitalar e ao atendimento para a população. Em sua gestão também foi implantada a Criarte. Coube a ele ainda a construção da Central de Processamentos de Dados da Ufes e a conclusão de duas grandes obras: o Restaurante Universitário e a Biblioteca Central. Em sua gestão foi consolidada a estrutura física do campus de Goiabeiras com a realização de obras de iluminação, construção das passarelas que interligam os prédios, estacionamentos e paisagismo.

Em seu segundo mandato, de 1988 a 1992, as ações mais significativas se concentraram na política de pessoal e na capacitação nos servidores da área técnica, além do atendimento a demandas emergenciais da época, como a oferta de cursos noturnos; aprimoramento do sistema de vestibular; qualificação de docentes; expansão da pós-graduação e incremento da extensão; e implantação do programa de interiorização com a implantação de cursos de Educação Física em Nova Venécia, e de Matemática, Pedagogia, Letras e Biologia em São Mateus.

No mesmo período foram realizadas as reformas das instalações físicas e dos equipamentos do Cineclube Universitário, além da realização de eventos como o lançamento de LPs de músicas capixabas. Houve, ainda, obras como a recuperação da piscina olímpica, a construção do prédio do Programa de Pós-Graduação em Educação e do auditório do Centro Pedagógico (atual Centro de Educação), e a construção do auditório e laboratórios no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e do ambulatório de odontologia, entre outras.

Com informações do livro Ufes – 40 anos de história

Adufes