Adufes realiza roda de conversa em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Surda na próxima terça, 27/09

A programação será protagonizada por pessoas surdas que promoverão debates, exposição de arte e recital de poesias

A Adufes realiza na próxima terça-feira, 27/09, às 19 horas, a Roda de Conversa “Ser surdo na universidade: acessibilidade, inclusão e políticas linguísticas”. O evento acontece na sede do Sindicato, no campus de Goiabeiras, e é alusivo ao Dia Nacional da Pessoa Surda, lembrado em 26 de setembro.

Participam da programação as/os professores Daniel Junqueira (Ceunes), Ademar Muller (CCHN), e Eliane Bruim (redes estadual e municipal de Vitória). Além disso, a noite contará com exposição de telas da artista plástica surda Claudile Sabino, cuja obra é marcada pela sua condição de pessoa surda negra e mulher trans, além de recital de poemas com pessoas surdas. A tradutora surda Raphaella Assis também participará do evento.

O mês de setembro reúne diversas datas com relevância para a história da educação das pessoas surdas e para a comunidade e por isso foi criado o “Setembro Azul”, lembrando as lutas e conquistas da comunidade surda no Brasil e no mundo. O movimento busca manter viva a Língua de sinais e a Cultura Surda, além da busca incessante pelo direito à educação de qualidade.

Em 2022, a Lei de Libras (Lei nº. 10.436/2002) completou 20 anos, mas as dificuldades para utilizá-la como meio de acessibilidade ainda são muitas, inclusive nas universidades. O evento que será realizado na Adufes tem como objetivo promover visibilidade da identidade cultural da pessoa surda, muito relacionada às Libras, e avançar na luta pelo reconhecimento das pessoas surdas como integrantes da comunidade acadêmica.

Questões como o capacitismo, expresso por meio de barreiras atitudinais da sociedade, serão abordadas, uma vez que o acesso às pessoas surdas muitas vezes é negado por meio de preconceitos que subestimam suas capacidades e potencialidades, configurando uma forma opressão do sistema capitalista, como muitas outras direcionadas a grupos minorizados.

Datas importantes de setembro:

6 a 11 de Setembro de 1880: Congresso de Milão. Este foi um momento lamentável para a comunidade. O congresso determinou a proibição do uso e ensino das Línguas de Sinais na educação dos surdos, dando preferência ao método oral.

9 de Setembro de 2009: Em 25 dos 26 estados brasileiros, aconteceu o Seminário Nacional em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos.

20 a 26 de Setembro: Semana Internacional dos Surdos. Desde 1958, a Federação Mundial dos Surdos (WFD) celebra anualmente uma semana dedicada à conscientização acerca da História dos Surdos, Línguas de Sinais e Educação dos Surdos e Cultura Surda.

23 de Setembro: Dia Internacional da Língua de Sinais.

26 de Setembro: Dia Nacional da Pessoa Surda. Em 1857 foi fundada, no Rio de Janeiro, a primeira escola de surdos no Brasil (atualmente INES).

30 de Setembro: Dia Internacional da Pessoa Surda e Dia internacional do profissional tradutor e intérprete.

Adufes