ANDES-SN encaminha carta de compromisso às/aos presidenciáveis para que defendam a educação pública!

O ANDES-SN encaminhou uma carta compromisso às/aos candidatas/os à Presidência da República para que pactuem com a defesa da educação pública. São 10 pontos de reivindicações. 

O documento, deliberado no 65º Conad, realizado em julho deste ano, traz como pauta da categoria docentes os eixos do Caderno 2, com destaque para a política de financiamento e política de ações afirmativas. A carta foi enviada a todas/os candidatas/os, com exceção do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, cujos traços protofascistas se evidenciam nos ataques à educação e ao serviço público, na imposição do pensamento único e silenciamento da crítica, disseminação de mentiras sobre a história de luta, culto à ditadura e a torturadores, autoritarismo e perseguições políticas.  

“A defesa do direito à educação pública é a pauta prioritária do ANDES-SN, evidente em seus 41 anos de existência. E o caráter público das Instituições de Ensino Superior (IES) se efetiva pela sua capacidade de representar social, cultural, intelectual e cientificamente a sociedade. Isso só é possível por meio da formulação de conhecimento inovador e crítico, com respeito à diversidade e ao pluralismo, rejeitando, assim, o papel da mera reprodução de estruturas, valores e relações desiguais de poder”, destaca um trecho do documento. 

Clique aqui e confira a carta! 

 

 

Adufes