Conselho de Representantes avança na formulação de proposta de alteração do Regimento para a realização de assembleias simultâneas em Alegre e São Mateus

Plano de Ação aprovado em maio prevê a atualização a ser submetida à Assembleia Geral da Adufes


Em reunião presidida pela professora Jacyara Paiva, vice-presidenta da Adufes, no dia 15 de setembro, o Conselho de Representantes (CR) avançou na apreciação de propostas de alteração do Regimento da Adufes, para viabilizar a realização de Assembleia Geral (AG) presencial simultânea do sindicato em Alegre e São Mateus.

Desde 2020, quando o Congresso do ANDES-SN, instância maior do sindicato nacional, aprovou alterações no Estatuto, a Adufes tem discutido as reformulações necessárias para atualizar o seu Regimento. Ao longo de 2020 e 2021 e início de 2022, as AGs ocorreram virtualmente, com o respaldo na Lei nº 14.010, de 10 de junho de 2020, que teve seus efeitos válidos até 30 de outubro de 2020. Posteriormente, o prazo foi prorrogado até 31 de dezembro de 2020 pela Lei nº 14.030/2020. Com a retomada das atividades presenciais, a diretoria propôs ao CR a inclusão da pauta em seu Plano de Atividades, a fim de garantir respaldo jurídico para que filiadas e filiados possam participar das AGs presencialmente, em seus municípios.

Entre as definições a serem deliberadas, estão: a normatização sobre a presidência das AGs simultâneas, o quórum para a AG aprovar a atualização do Regimento, conforme determina o artigo nº 58 do Regimento Interno, no Parágrafo Único. Destaca-se a necessidade de viabilização de equipamentos, locais (em Alegre e São Mateus), bem como conexão para que as AGs simultâneas sejam realizadas.

Em breve, a categoria terá mais informações sobre o andamento deste processo.

Adufes