Frente Democrática do Magistério Capixaba entrega carta de reivindicações ao governador e candidato à reeleição Renato Casagrande. Adufes integra o grupo; confira

A Frente Democrática do Magistério Capixaba entregou, nessa segunda-feira, 24, uma carta de reivindicações ao governador e candidato à reeleição Renato Casagrande. A Adufes integra o grupo e assina o documento, que declara voto em Casagrande 40 e em Lula 13 (para presidente), e enumera uma série de questões em defesa e valorização da educação.

Entre as reivindicações, estão o cumprimento integral da Lei do Piso nº 11.738/2008 (reajuste linear na carreira e dos tempos de planejamento); o compromisso com a oferta da educação básica 100% presencial; o não fechamento das escolas do campo; a chamada de todos os aprovados no concurso público, e a realização de novo concurso com um prazo maior de validade, como compromisso com a diminuição do número de docentes em Designação Temporária (DTs).

A entrega da carta ocorreu no Comitê Central da campanha do candidato à reeleição, em Vitória, e contou com a participação das/os trabalhadoras/es da educação.

“Nossa aposta é na valorização da educação em suas dimensões científica, estética, ética e política, com defesa intransigente ao nosso direito de liberdade de cátedra, tendo, a partir disso, assegurada a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. Entendemos que esta é a garantia do pluralismo de ideias e concepções no ensino, especialmente o universitário, bem como a autonomia didático-científica nas diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino”, destaca um trecho do documento.

Carta das centrais! No dia 8 de outubro, o movimento sindical, representado pelas centrais, também entregou uma carta de reivindicação ao governador Renato Casagrande, em que pede diálogo com as demandas das/os trabalhadoras/es entre outras questões.

As cartas entregues ao governador estão disponíveis disponíveis abaixo:

Carta da Frente Democrática do Magistério Capixaba. 

Carta das centrais sindicais. 

Adufes